Deixo que Jesus me levante e me coloque no meio?

Querido Jesus
É muito bom que estejas comigo. Ensina-me a estar Contigo.
Senhor, ensina-me a orar. Quero aprender a saborear este tempo especial Contigo. Ensina-me a estar atenta a Ti, a abrir-me, a ter receptividade à Tua palavra, a deixar que me desafies a ir mais longe, a sair ao encontro dos outros.


E a Palavra que me diriges hoje está no Evangelho de S. Marcos:
“Novamente entrou na sinagoga. E estava lá um homem que tinha uma das mãos paralisada.
Ora eles observavam-No, para ver se iria curá-lo ao sábado, a fim de O poderem acusar.
Jesus disse ao homem da mão paralisada: «Levanta-te e vem para o meio.» E a eles perguntou: «É permitido ao sábado fazer bem ou fazer mal, salvar uma vida ou matá-la?» Eles ficaram calados. Então, olhando-os com indignação e magoado com a dureza dos seus corações, disse ao homem: «Estende a mão.» Estendeu-a, e a mão ficou curada. Assim que saíram, os fariseus reuniram-se com os partidários de Herodes para deliberar como haviam de matar Jesus.”

Mc 3, 1-6


Gostei muito desta leitura. Como seria este homem da mão paralisada? Como via Jesus?
O que fez Jesus? A primeira coisa foi dizer–lhe: “Levanta-te e vem para o meio.”
Que significa levantar-se? Que não precisa de ter medo nem de se esconder? Que podia estar no meio com toda a dignidade? Talvez, estando no meio, Jesus o pudesse ver melhor e seria mais facilmente visto por todos. Jesus também não se escondia nem fugia, apesar de todo o ambiente pesado de acusação.
O que significa hoje, para mim, ser eu própria?
Será que procuro ser livre como Jesus?
Deixo que Jesus me levante e me coloque no meio?
Coloco outros no meio? Não desejo conflitos, mas procuro resolvê-los?
Acho que também posso arranjar (e, às vezes, faço-o) uma desculpa. Encontrar um sábado para não orar, para não falar com as pessoas, para não trabalhar intensamente, para não ver e não me deixar tocar pela pessoa que está na rua a pedir, para não cultivar as relações e partilhar o que descobri, para ficar no desânimo ou na tristeza, para não arrumar…


Senhor, ensina-me a perceber que qualquer altura é boa para fazer bem e salvar uma vida. Ensina-me que salvar uma vida é algo muito simples, feito com amor. Senhor, ensina-me a ir ao encontro dos outros, Contigo.

Os comentários estão encerrados.