Grupo Coordenador

Gostamos de saber o que pensas. Fala connosco: gc.vd.lisboa@gmail.com

Núria Frau
Nasceu em 1945, em Palma de Maiorca. Cresceu numa família muito estruturada, divertida, unida, e era a mais nova de três irmãos, sendo a única rapariga. Era a “pequena”. E se o período pós-guerra civil trouxe dificuldades económicas a esta família, o que levou a Núria a começar a trabalhar aos 15 anos, também despertou um sentido de união fortíssimo entre os seus membros. Todos cresceram a acreditar que, juntos, conseguiriam construir um futuro melhor. Aos 18 anos, num Encontro para Jovens – Convivências – deu por si
” fascinada” por Jesus. Este “fascínio” mantém-se até aos dias de hoje com a mesma força e intensidade e foi o que a fez entrar na Fraternidade Missionária Verbum Dei. Tinha 21 anos. Estudou Teologia e lecionou Cristologia e o Tratado Sobre a Trindade. Dedica-se permanentemente à Vida Religiosa e à Evangelização dos Jovens, e tem vindo a criar Comunidades que se evangelizam e se tornam evangelizadoras. Em 1988, veio para Lisboa, onde permanece até hoje, na Comunidade de Missionárias e onde dinamiza e desenvolve atividades de jovens, Retiros Espirituais de Silêncio, Encontros, Peregrinações, Missões de Jovens e Adultos e Formação nos diferentes âmbitos da Igreja, partindo sempre do Carisma Verbum Dei.
Raquel Mateus Palma e Joaquim Palma
São um casal missionário do Ramo dos Casais Missionários da Fraternidade Verbum Dei, desde 2006. Conheceram a FaMVD de Lisboa em 1989, com 18 anos, onde integraram grupos de Oração e de Partilha de Vida. A partir de 1994, data do seu casamento, começam a participar em encontros de casais e a acompanhar grupos de namorados. É num Simpósio Mundial das Famílias Verbum Dei, no México em 2003, que sentem Deus chamá-los para uma consagração em casal. Em 2006, fazem os seus primeiros vínculos e os definitivos acontecem em 2012. O que os move é acreditar que podem viver toda a vida ao ritmo de um Deus tão bom como é o Deus de Jesus, é poderem contribuir para que outros O conheçam através das suas vidas e acreditam que Deus é o Caminho.
Isabel Miranda
Nascida em Lisboa, em 1959, a Isabel é casada, tem duas filhas e uma neta, e é Médica Intensivista no Hospital de Sta. Marta. Em 1984, conheceu a Verbum Dei e contou com a ajuda da Missionária Ventura na preparação do guião para a missa do seu casamento, em 1986. Foi participando em algumas atividades da Verbum Dei durante todos estes anos e, em 2017, entrou para o Grupo Coordenador com o desejo de estar ao serviço desta Comunidade de forma ativa, contribuindo assim para o seu desenvolvimento. A Isabel faz parte do Grupo de Formação Bíblica e, sempre que consegue, participa noutras atividades da Verbum Dei.
Sofia Pinto Machado
Nasceu em Lisboa, no dia 1 de Junho de 1973. É casada e mãe de 4 filhos. Licenciou-se em Direito, mas deixou o caminho das leis há já muitos anos… E, entre alguns atalhos e muitas veredas, há cerca de 16 anos, que procura ser o “braço direito” da Fraternidade Missionária Verbum Dei de Lisboa e,também, da Família Missionária Verbum Dei de Lisboa .Está na Comunidade Verbum Dei de Lisboa há quase 30 anos, quando, pela mão de um amigo, se veio preparar para o Baptismo. Daí para cá, foi sempre procurando responder à chamada que Deus lhe faz através deste Carisma, na certeza que é aqui, e por aqui, que Ele a chama. Actualmente integra uma Revisão de Vida, anima outra Revisão de Vida, colabora no Pera Aí, apoia na pregação de retiros e é membro do grupo dos Retiros Online, pertence ao Grupo Coordenador da Família Missionária Verbum Dei e representa a mesma na CNAL – Conferência Nacional de Apostolado dos Leigos.
Daniel Ribeiro
Nasceu em Lisboa no dia 13 de Abril de 1973. Casado, tem uma filha e dois filhos. Participou pela primeira vez na comunidade em 1991 e 1992, nos grupos de jovens universitários. Depois de um longo caminho voltou a encontrar a comunidade em 2017, percebendo então que todo o caminho tinha feito sentido. Na comunidade integra o grupo do ACA – Adorar, Confiar e Agir e o grupo dos Fundos Fraternos do qual saiu para integrar o Grupo Coordenador. Pela participação nos Fundos Fraternos integrou a equipa que implementa e desenvolve a PARTILHA, a plataforma de solidariedade da Verbum Dei de Lisboa.
Paulo Vieira
Conheci a VD em 2002, no Grupo de Universitários. Depois entrei na revisão de vida e na escola de apóstolos. No ano seguinte entrei no grupo de namorados e depois mais tarde no grupo de casais. Fui catequista e animador de universitários. Estive envolvido durante alguns anos no grupo transversal, grupo de liturgia da VD para dinamização da missa das 19h com o Pe Vitor Feytor Pinto. Animei encontros de universitários, encontros internacionais de Jovens em Siete Águas. Fiz uma experiência de missão nas Honduras em 2006. Já acompanhei uma revisão de vida e mantenho a participação e entreajuda na minha revisão de vida.
Francisco Guilherme
Nascido em Lisboa, a 6 de Dezembro de 2000, o Francisco (mais conhecido como Chigui) é um jovem estudante de Medicina. Em 2015, conheceu a Verbum Dei através dos Grupos de Jovens Verbum Dei do Campo Grande, nos quais também fez caminho, foi animador e coordenador da Equipa Coordenadora dos Grupos. Foi participando em algumas outras atividades da Verbum Dei como as revisão de vida, o Vamos Namorar e, mais recentemente, integrou a pós-graduação em Acompanhamento Espiritual. Entrou ainda para o Grupo Coordenador de modo a poder retribuir o muito que o Senhor lhe tem dado na comunidade Verbum Dei