Família Missionária Verbum Dei - Comunidade de Lisboa

> Pistas de oração diárias “Ninguém Me tira a vida; Eu dou-a livremente”

“Ninguém Me tira a vida; Eu dou-a livremente”

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
“Ninguém Me tira a vida; Eu dou-a livremente” 
Jo.10,18

Esta frase de Jesus tem-me acompanhado desde há uns meses. Vivemos momentos exigentes enquanto país e, alguns de nós, também nas nossas circunstâncias pessoais, familiares e de amizade. 
Muitos de nós e daqueles que conhecemos, vamos ter que reorganizar as nossas vidas e as nossas expectativas. Sinto, contudo, que a forma como o vamos fazer fará toda a diferença na maneira como vamos lidar com o nosso futuro próximo.
Olhando para a vida de Jesus, vejo que também Ele teve que reajustar expectativas, foi surpreendido por circunstâncias e foi vítima de injustiças e da “pequenez” dos homens do seu tempo. Mas vejo também que, mesmo no momento do seu calvário, a resposta de Jesus foi dada desde a liberdade e de um amor que constrói. 
Jesus não actuava por reacção às circunstâncias, mas desde aquilo que Ele acreditava e que intuía que seria a missão que Deus lhe pedia e a que Ele, pela sua relação de confiança e amor, aderia.
Se há experiência que agradeço a Jesus é esta – “Ninguém Me tira a vida; Eu dou-a Livremente”. A da liberdade de em cada momento me poder construir na pessoa que quero ser e que intuo que Deus me convida ser. Penso que nos dias que correm esta é uma atitude interior determinante para definirmos como queremos fazer face aos desafios e às mudanças que nos são pedidas. É uma atitude essencial para percebermos que opções queremos fazer e onde e para que pessoas nos queremos fazer presentes.
É verdade que o momento é de crise e, para muitos, de sofrimento. Mas é verdade também que pode ser a oportunidade de sermos mais e parecermos menos; de nos darmos em vez de dar.

Em que circunstâncias da minha vida vejo que se optasse livremente por amar, por perder, por perdoar, por não esperar nada em troca, poderia viver muito mais em paz e amorosamente comigo própria e com os outros?
Bom dia e boa oração!
 




Actualizado em ( Quinta, 03 Novembro 2011 14:44 )  

Rezar com a Palavra