Construir

Para construir (o mundo) temos de começar por ter os olhos bem abertos. Conhecer o mundo. Procurar entendê-lo. Farejar-lhe o futuro. Investigar que pessoas andam a lutar à nossa volta com algo mais do que doces teorias. Cuidar, pelo menos, da pequena parcela que há diante da nossa alma.
Razões para o amor, José Descalzo


Obrigado, Pai, por este pequeno trecho que passou diante dos meus olhos, esta semana. É bom poder ouvir alguém a dizer que podemos construir o mundo. Ouvir que há outras pessoas que também lutam para que este mundo seja um mundo melhor.

Tu sabes, Pai, que este é o meu sonho, desde que eu entrei na Faculdade, apesar de, nessa altura, ter vergonha de o formular. Construir um mundo melhor, deixar o mundo melhor do que o encontrei. Acreditar que as capacidades da humanidade são maiores do que os seus desafios.

Vejo que, como diz Descalzo, em vez de andar a criticar o mundo, tenho de tentar compreendê-lo, perceber os seus anseios, perceber por onde as pessoas se perdem e também as vitórias que se vão conseguindo.

Compreender os horizontes que se abrem à nossa frente e ver o que tenho de começar a fazer para concretizar todas as possibilidades que estão ao meu alcance. Há tanto que já sabemos… a cultura a ciência e tu, Pai, dão-nos inúmeras capacidades de actuar sobre o mundo. É só escolher o campo onde quero actuar, onde sinto que a minha alma quer estar e avançar, sem medo do pouco ou muito que possa fazer.

Vejo também que é muito difícil lutar sozinho. Juntemo-nos àqueles que estão a lutar pelas mesmas coisas. Três cordas entrelaçadas entre si são muito mais fortes do que uma corda sozinha.

Por último, vejo que me chamas a não desistir. Vejo que este combate é como quando vou por um caminho novo. Quando sinto que estou perdido, e começo a pensar voltar para trás, já aprendi que devo andar um bocadinho mais para a frente, pois devo estar mesmo a chegar ao sítio que queria. E não é que, tantas vezes, resulta!

Obrigado, Pai, por me teres convidado a esta oração positiva e por me renovares as minhas forças, convidando-me a continuar a pôr o meu tijolo, na construção de um mundo novo.

Boa semana e boa oração

Os comentários estão encerrados.