Fundos Fraternos

ffsite

Qual a nossa missão?

Diante de um desafio tão grande, orientamo-nos para Angariação de Fundos para a Evangelização.

O Grupo surgiu como fruto da preocupação de crescer na vivência fraterna da nossa fé. A Evangelização não surge do nada. Não são apenas necessárias as ajudas solidárias para a ação social. A evangelização precisa de “fundos”, de infraestruturas e de apoios. Surgiu da necessidade sentida de sensibilizar a comunidade para a necessidade de recursos para a evangelização e do ciclo virtuoso entre administração e evangelização, no quadro do Carisma da Verbum Dei. Procuramos promover uma boa administração de recursos e o valor das atividades realizadas pela Família na formação integral dos seus membros e o seu impacto nas famílias e na sociedade em geral.

Toda a organização precisa de administração económica, Infraestruturas e de planeamento a médio e longo prazo. Mas, também sentimos que faz parte da nossa missão:

  • Consciencializar a própria Família Missionaria da importância da partilha de bens para poder rezar “o Pai Nosso” como Jesus nos ensinou;
  • Sensibilizar o maior número de pessoas, incluindo nós próprios, de que todos somos filhos do mesmo Pai e por isso mesmo, precisamos avançar para a realização duma fraternidade credível;
  • Despertar sensibilidades e vontades para desenvolver projetos comuns;
  • Intuir e acompanhar necessidades e carências que provêm de diferentes âmbito

Diante de um desafio tão grande, orientamo-nos para Angariação e Gestão de Fundos com vista à Evangelização.


Responsabilidades e Projetos

Este Grupo é responsável por:

  • Desenvolver os instrumentos de gestão adequados à gestão financeira e de recursos da comunidade;
  • Administrar instrumentos que permitam a gestão de tesouraria da comunidade;
  • Promover ações de angariação de fundos e outras;
  • Promover a articulação internacional na Família Verbum Dei ao nível de Administração.
  • Desenvolver instrumentos de financiamento e de adequação à sociedade civil compatíveis com a modernidade de legislação civil (ex. 5+2)
  • Promover a transparência da gestão e utilização de fundos na comunidade, nomeadamente através da consolidação da sua apresentação à comunidade.

Este Grupo dos “Fundos Fraternos” tem sido o dinamizador de vários projetos como:

  • A manutenção das infraestruturas da Casa de Vale de Lobos, a Instalação elétrica e o Aquecimento da casa de Vale de Lobos, aquisição de um trator, e outras obras de manutenção;
  • A organização do financiamento da Casa da Palavra;
  • O pagamento de bolsas de estudo;
  • A ajuda económica a membros da comunidade que dela necessitam, as quais é necessário dar resposta;
  • Ajudas específicas para a Evangelização e viagens em missão<,
  • A construção da “A casa d’Alegria” (novo espaço para as crianças em Vale de Lobos);
  • A organização de campanhas para missionárias de vários países;
  • A participação internacional em temas de desenvolvimento de competências e capacidades de administração;
  • O Lançamento da CincoMaisDois, em processo de avaliação como IPSS.

O desejo é o de continuar a procurar mais meios económicos para poder oferecer a toda a Comunidade Verbum Dei um caminho específico e estruturado na difícil tarefa de angariar fundos que possibilitem a realização da Evangelização.

Queremos procurar caminhos concretos ao nível económico, a fim de encontrar estabilidade, para poder desenvolver a Evangelização pelo Ministério da Oração e da Palavra, em toda a sua plenitude.


Noticias – Junho 2020

Querida Família, Queridos Amigos da Verbum Dei

Esperamos que se encontrem todos bem.

A Equipa dos Fundos Fraternos vem, tal como prometido, fazer um ponto de situação sobre os assuntos que temos em mãos.

Neste momento, podemos com tranquilidade confirmar que temos as contas equilibradas e que as obras de Vale de Lobos continuam a todo o vapor. Temos como previsão ter pronto, tudo o que estava planeado para a fase 1ª das obras, em julho.

Os donativos no mês de maio foram no valor de 11.470 euros, sendo que 2.500 euros correspondem à doação extraordinária para as obras de Vale de Lobos e 2.000 euros ao donativo da Gulbenkian para os 3 Milhões de Nós que se realizará a 6 de novembro de 2021. Aguardamos o recebimento do IVA das faturas já pagas, correspondentes às Obras de Vale de Lobos. São cerca de 5 mil euros.

Os custos mantém-se idênticos, apesar de sabermos que é difícil que nos “perdoem” as rendas até outubro, continuamos a aguardar resposta do senhorio da Casa da Palavra (os custos totais por mês são cerca de 8.560 euros correspondentes a: Casa da Palavra 1.625 euros, Vale de Lobos 3.800 euros e Missionárias 3.135 euros – deste valor, 1.000 euros são para pagar parte dos salários de Carlos e Lucília).

Estamos, portanto, mesmo muito agradecidos e queremos continuar a olhar para quem precisa até porque vivemos tempos difíceis. Temos uma Comunidade verdadeiramente espetacular, com grande sentido de união e solidariedade. Desta vez, recebemos donativos no valor de 4 mil euros para apoiar 6 famílias em concreto. Este valor não está registado nas receitas dos Fundos pois foi de imediato disponibilizado às famílias.

Mas o vírus não conhece fronteiras. Por isso, enviámos ajuda a 3 comunidades Verbum Dei, Filipinas, Panamá e Perú, no valor de 1.500 euros, que se encontram a viver em precaridade extrema, vítimas desta pandemia. Por último, através da Missionária Geni Lloris foram enviados 1.000 euros para a Amazónia Indígena pois a situação aí também está deveras complicada.

Para podermos continuar o caminho que tanto nos caracteriza, apoiar quem precisa ser apoiado, reafirmamos que toda a ajuda é muito bem-vinda e que 5 euros podem fazer muita diferença para quem necessita de uma ajuda. Nesse sentido, voltamos a referir o nosso NIB: 0033 0000 0109 1443 0892 5 e, se preferir aderir ao Débito Direto, enviamos documento em anexo para preencher e entregar no seu banco.

Este é o espírito da nossa comunidade: estarmos cá para quem precisa de nós, em qualquer dimensão. Queremos a tranquilidade das nossas Missionárias, hoje e amanhã.

Mais uma vez, um grande MUITO OBRIGADO a TODOS e até julho