Carisma e Missão


Enviados por Jesus a todas as gentes…

Conscientes de que a pregação da Palavra viva de Deus põe as pessoas em contacto com Cristo e de que fazemos discípulos de Cristo quando elas O “conhecem” e O seguem, fazendo, por sua vez, outros discípulos, a Fraternidade Missionária Verbum Dei, com o lema dos primeiros discípulos de Jesus: “Orationi et ministerio verbi instantes” e o espírito da primeira comunidade cristã, concretiza e centra a sua missão específica na Palavra de Deus:

Orar a Palavra, assimilando-a até fazer dela a nossa própria vida, transformando-nos nela e ensinando-a assim a todos, para que também estes a rezem, a vivam e a ensinem vivencialmente aos outros. (Constituições VD, nº10)


Verbum Dei Palavra de Deus ao coração do Homem

A missão cristã nasce no coração de Deus, que vivendo o sofrimento do seu povo (“ Vendo a aflição do meu povo”, cf.Ex 3), se comove, envia profetas, envia o seu próprio Filho na plenitude dos tempos, e em seu nome, continua a enviar pessoas e comunidades da Igreja.

A chamada e o envio dos primeiros apóstolos:” Ide e fazei meus discípulos todas as gentes” e a resposta deles “ Dedicarnos-emos á oração e ao ministério da Palavra”( Mt 28, 19 e Hch6,4) iluminam a própria vocação e missão da Verbum Dei na sua obra evangelizadora. A Fraternidade centra assim a sua missão no anúncio da Palavra de Deus aos homens e mulheres de todas as raças, nacionalidades e condição social.

É uma missão dirigida ao homem nas suas dimensões mais elevadas e vitais: a capacidade de conhecer e a capacidade de amar. Missão que procura ser revelação do Amor de Deus e da realização plena da identidade humana em Jesus Cristo; missão que quer, além do mais, mostrar os caminhos singelos para conhecer Deus e para viver a vocação cristã de forma feliz e fecunda.


Formando apóstolos entre todas as gentes

O objectivo da sua acção apostólica e missionária aponta para a formação de apóstolos entre todos os povos.

É uma missão que tem como objectivo, em primeiro lugar, levar ás pessoas o conhecimento vivencial de Deus e do Evangelho como fonte de vida, e assim contribuir para o amadurecimento da vocação baptismal.

Tentar que cada cristão realize a sua chamada a partir da oração, de um estilo de vida evangélica e de uma vivência apostólica plena.

Para alcançar este fim, e seguindo o caminho dos Doze Apóstolos e de S. Paulo, dedicarmo-nos a tempo inteiro ao anúncio da Palavra de Deus e á criação de fraternidades de vida evangélica e evangelizadora.

Com o desejo de que a Palavra de Deus possa chegar ao maior número de pessoas e nas situações vitais mais diversas, formamos “escolas de apóstolos” onde aprendemos juntos a escutar a Palavra, encarnada na vida e partilhada com os nossos contemporâneos.

Estas escolas pretendem ser uma colaboração qualificada para as Igrejas locais na formação de agentes da pastoral, catequistas e evangelizadores nos diferentes âmbitos. Esta forma de realizar a missão constitui um dos apoios específicos ás Igrejas diocesanas e á Igreja universal.

O trabalho missionário da Fraternidade desenvolve-se sempre em colaboração com a pastoral de evangelização de cada diocese onde nos encontramos, especialmente na pastoral juvenil, na pastoral universitária, na formação de laicos, em colaboração com a vida consagrada e missionária da diocese.

Um dos auxílios característico constitui a pregação de exercícios espirituais e retiros para pessoas nos diferentes estados de vida e o trabalho do Ramo de Matrimónios na pastoral familiar.


Através da Palavra de Deus

O dinamismo da revelação da Palavra de Deus é o dinamismo próprio do carisma Verbum Dei, Palavra de Deus: através do movimento acolhe-se a palavra, assimila-se, vive-se, anuncia-se e celebra-se.

“Quis Deus na sua sabedoria revelar-se a Si mesmo e dar a conhecer o mistério da sua vontade, mediante o qual os homens por meio de Cristo, Verbo encarnado, tem acesso ao Pai no Espírito Santo e tornam-se consortes da natureza divina. Na consequência desta revelação, Deus invisível fala aos homens como amigos movido pelo seu grande amor e mora com eles para os convidar a comunicar consigo e para os receber na sua companhia. Este plano de revelação realiza-se com actos e palavras intrinsecamente ligados entre si.Deus, que falou noutro tempo, fala sem intermediários com a Esposa de seu amado Filho; e o Espírito Santo, por quem a voz do Evangelho ecoa viva na Igreja, e por ela no mundo, vai induzindo nos crentes a verdade inteira e faz com que a palavra de Cristo habite neles abundantemente.( cf.Col 3,16)” (VD 2e 8)

É este mesmo dinamismo que determina os nossos meios e métodos para realizar a vocação e a própria missão: Oração, Testemunho de vida, Ministério da Palavra.


Através da Oração

A nossa vocação e a própria missão radica neste diálogo íntimo e transformador com Deus através da sua Palavra, e da qual nasce o conteúdo e a forma da pregação. A Palavra de Deus, acreditada e falada, e ao acreditar-se não poderá deixar de se falar nela, constitui a genuína identidade Verbum Dei. Procuraremos todos os meios e métodos que possam aproximar as pessoas do conhecimento vivencial de Deus. Somos conscientes, contudo, que nenhum meio e método poderá jamais alcançar a força da convicção e vitalidade da palavra pessoal e directa do missionário convencido e apaixonado por Cristo, verdadeiramente humilde, possuído pelo Espírito Santo, apaixonado pela glória do Pai e pelo Amor a Maria, Mãe da Igreja.

Por estas razões as nossa jornadas constituem uma forja ou escola contínua da Palavra de Deus, de oração e estudo da mesma, de trabalho para nos adequarmos vitalmente a ela e de preparação necessária para a partilhar com os outros.


Através do Testemunho de Vida

Conscientes de que transmitimos, não só o que decidimos, mas também o que realmente oramos e vivemos; conscientes de que o mundo de hoje, necessita de evangelizadores que falem de Deus, que conhecem e lhes é familiar, procuramos que a nossa pregação seja precedida e acompanhada de um testemunho de vida que torne credível e confirme a fé que anunciamos. O nosso primeiro testemunho consiste em apresentar a existência de um Deus pessoal que cativa, seduz e transforma a nossa existência segundo o poder da sua Palavra; é, também, o testemunho da fraternidade universal que nasce do encontro com Deus Uno e Trino, que nos introduz no seu próprio ser familiar; é o testemunho de alegria de uma vida segundo as bem-aventuranças e os conselhos evangélicos; por último é o testemunho de que “há mais alegria em dar do que em receber” e do fogo e urgência missionária que nasce do contacto com Deus vivo.


Através do Ministério da Palavra

Evangelizar é para nós a concretização do nosso amor a Deus e á humanidade. Com o anúncio da Palavra de Deus procuramos revelar o rosto amoroso de Deus, a identidade do homem e o caminho para realizar na nossa vida o projeto de Deus. Essencial á nossa missão é introduzir nos outros na mesma acção missionária para que o evangelho possa ser irradiado por todos os povos (cf.2Tm2,2)


Formações online Carisma Verbum Dei:

1. Origens do Carisma Verbum Dei

2. Identidade da Família Verbum Dei

3. Espiritualidade Verbum Dei

4. Meios da Espiritualidade Verbum Dei