Fundador


Jaime Bonet Bonet

Nasceu em Alquería Blanca (Maiorca/Espanha) no dia 21 de Maio de 1926.

Aos 14 anos, experimenta a vocação a partir da sua primeira forte vivência de diálogo com Deus.

Em 1940, Ingressou no Seminário Diocesano de Maiorca.

Em 1942, é recebido no Colégio Maior de Nossa Senhora da Sabedoria, permanecendo aí até à sua ordenação sacerdotal, tendo sido eleito Reitor do mesmo Colégio nos anos anteriores ao sacerdócio. Desde os primeiros anos de estudo alternava os seus estudos intensos com uma incansável actividade apostólica.

Em 31 de Maio de 1952, foi ordenado sacerdote em Barcelona, e nomeado pároco de Mancor del Valle e director espiritual do Santuário de Santa Luzia, sede principal dos Cursos de Cristandade.

Em 1960 o Bispo Jesus Enciso Viana, atribuiu-lhe o Conselho Diocesano da Acção Católica com o objectivo de impulsionar a espirito evangélico e apostólico. Jaime foi criando escolas apostólicas ou escolas de evangelização com jovens.

Em 17 de Janeiro de 1963, neste ambiente apostólico de crescimento de escolas de evangelização, nasce a Verbum Dei.

Em 18 de Setembro de 1969, o bispo D. Rafael Álvarez Lara aprovava o “Instituto Apostólco Verbum Dei”, formado por três ramos: missionários, missionárias e casais missionários. O padre D. Jaime Bonet Bonet, obteve, do bispo, dispensa do trabalho paroquial, para que se pudesse dedicar a tempo inteiro á pregação de encontros, dos exercícios espirituais e ao acompanhamento e orientação do “recém-nascido” Instituto Verbum Dei.


A sua família, primeiro santuário de vida e de amor de Deus

Jaime Bonet Bonet, nasceu em Alquería Blanca (Maiorca-Espanha) no dia 21 de Maio de 1926, filho de dois trabalhadores de fé profunda e sincera, Jaime e Maria. A catequese que o seu pai dava a crianças e adultos nas casas vizinhas, bem como a fé a sólida e o amor prático da sua mãe, foram o ambiente onde a vocação do Jaime foi sendo moldada progressivamente. Este ambiente de fé foi sendo enriquecido com a educação dos primeiros anos recebida na escola primária das Religiosas Franciscanas de Alquería e dos anos de secundária com os Irmãos das Escolas Cristãs.


“Se existes Faz-me Feliz”

Aos 14 anos, Jaime experimenta a vocação a partir da sua primeira forte vivência de diálogo com Deus. É um colóquio com Jesus Crucificado e Jesus na Eucaristia, onde experimenta o gozo que Deus dá aos que O escutam. Ao mesmo tempo Jaime sente que Ele lhe pede “Dá-me aos homens, leva o Meu amor aos outros”. Com o desejo de seguir progredindo no conhecimento de Deus e com a urgência de poder partilhá-lo com os mais pobres da Terra, o jovem Jaime ingressou, nesse mesmo ano de 1940, no Seminário Diocesano de Maiorca.


Os anos no seminário

Após dois anos do seu ingresso no Seminário, é recebido no Colégio Maior de Nossa Senhora da Sabedoria, permanecendo aí até à sua ordenação sacerdotal, tendo sido eleito Reitor do mesmo Colégio nos anos anteriores ao sacerdócio. Nesses anos organizou, entre os seus companheiros, uma Escola – “Academia de Pregação” – com a preocupação de se obter uma boa preparação para a realização do Ministério da Palavra.

Já nesses primeiros passos da sua sua vocação alternava os seus estudos intensos com uma incansável actividade apostólica: catequese a pessoas pobres e nomeadamente grupos de ciganos; semanas de pregação a jovens e adultos de bairros pobres e a pessoas do seu próprio bairro; palestras para os alunos do Instituto de Ensenanza Media de Palma de Maiorca; direcção de círculos de estudo.

A estas atividades há que acrescentar a sua participação no nascimento dos Cursos de Cristandade, fundados na diocese de Palma de Maiorca bem como o seu trabalho apostólico na Acção Católica.


Apóstolo da Palavra em Maiorca

Uma vez ordenado sacerdote em Barcelona, em 31de Maio de 1952, foi nomeado pároco de Mancor del Valle e director espiritual do Santuário de Santa Luzia, sede principal dos Cursos de Cristandade, pelo Bispo Juan Hervas. Tendo sido deslocados os Cursos para fora de Maiorca, o Padre Jaime continuo a sua pregação por toda a Ilha de Maiorca.

Das suas atividades, a pregação dos Exercícios Espirituais, nos noviciados de religiosos e religiosas da diocese e aos teólogos do Seminário Diocesano, tinham um lugar privilegiado. Em 1960 o Bispo Jesus Enciso Viana, atribuiu-lhe o Conselho Diocesano da Acção Católica com o objectivo de impulsionar a espirito evangélico e apostólico.

A pregação do jovem sacerdote ia criando um dinamismo apostólico em toda a Ilha. O crescimento dos grupos que queriam prepara-se para a pregação, levou Jaime a criar escolas apostólicas ou escolas de evangelização com jovens que, à medida que se formavam, convertiam-se em fermento em muitas outra paróquias.


Nasce a Verbum Dei

É neste ambiente apostólico de crescimento de escolas de evangelização e face à insistência e desejo de Monsenhor Enciso Viana, que nasceu a Verbum Dei em 17 de Janeiro de 1963. Desde o seu inicio que o bispo ofereceu todo o seu apoio e estima, ratificado posteriormente pelo Monsenhor Rafael Lara Ávarez, seu sucessor, que acolheu e impulsionou eficazmente o crescimento da Fraternidade.


Servo de Cristo e apóstolo por vocação

Aquando da fundação da Verbum Dei, Jaime foi dispensado, pelo bispo, do trabalho paroquial, para que se pudesse dedicar a tempo inteiro á pregação das convivências e dos exercícios espirituais e ao acompanhamento e orientação do “recém-nascido” Instituto Verbum Dei.

Posteriormente centrou a sua actividade e dedicação apostólica guiando a Fraternidade Verbum Dei, orientando novas fundações pelos cinco continentes e amadurecendo o carisma entre todos os seus membros.

Um meio privilegiado para Jaime, na configuração do carisma, foram os exercícios espirituais de duração de um mês e a sua pregação diária pelos diversos centros da Verbum Dei espalhados pelo mundo.

A sua espiritualidade e estilo de vida identificaram-se de forma particular com a vida e estilo de São Paulo, pela sua dedicação incansável à pregação e criação de comunidades. Ao mesmo tempo também teve a influência dos grandes místicos e mestres da oração como Santa Teresa de Ávila, São João da Cruz, São Francisco de Assis, São Inácio de Loyola, Santa Teresinha do Menino Jesus, Carlos de Foucould, etc.