Fundos Fraternos

ffsite

Qual a nossa missão?

Diante de um desafio tão grande, orientamo-nos para Angariação de Fundos para a Evangelização.

O Grupo surgiu como fruto da preocupação de crescer na vivência fraterna da nossa fé. A Evangelização não surge do nada. Não são apenas necessárias as ajudas solidárias para a ação social. A evangelização precisa de “fundos”, de infraestruturas e de apoios. Surgiu da necessidade sentida de sensibilizar a comunidade para a necessidade de recursos para a evangelização e do ciclo virtuoso entre administração e evangelização, no quadro do Carisma da Verbum Dei. Procuramos promover uma boa administração de recursos e o valor das atividades realizadas pela Família na formação integral dos seus membros e o seu impacto nas famílias e na sociedade em geral.

Toda a organização precisa de administração económica, Infraestruturas e de planeamento a médio e longo prazo. Mas, também sentimos que faz parte da nossa missão:

  • Consciencializar a própria Família Missionaria da importância da partilha de bens para poder rezar “o Pai Nosso” como Jesus nos ensinou;
  • Sensibilizar o maior número de pessoas, incluindo nós próprios, de que todos somos filhos do mesmo Pai e por isso mesmo, precisamos avançar para a realização duma fraternidade credível;
  • Despertar sensibilidades e vontades para desenvolver projetos comuns;
  • Intuir e acompanhar necessidades e carências que provêm de diferentes âmbito

Diante de um desafio tão grande, orientamo-nos para Angariação e Gestão de Fundos com vista à Evangelização.


Responsabilidades e Projetos

Este Grupo é responsável por:

  • Desenvolver os instrumentos de gestão adequados à gestão financeira e de recursos da comunidade;
  • Administrar instrumentos que permitam a gestão de tesouraria da comunidade;
  • Promover ações de angariação de fundos e outras;
  • Promover a articulação internacional na Família Verbum Dei ao nível de Administração.
  • Desenvolver instrumentos de financiamento e de adequação à sociedade civil compatíveis com a modernidade de legislação civil (ex. 5+2)
  • Promover a transparência da gestão e utilização de fundos na comunidade, nomeadamente através da consolidação da sua apresentação à comunidade.

Este Grupo dos “Fundos Fraternos” tem sido o dinamizador de vários projetos como:

  • A manutenção das infraestruturas da Casa de Vale de Lobos, a Instalação elétrica e o Aquecimento da casa de Vale de Lobos, aquisição de um trator, e outras obras de manutenção;
  • A organização do financiamento da Casa da Palavra;
  • O pagamento de bolsas de estudo;
  • A ajuda económica a membros da comunidade que dela necessitam, as quais é necessário dar resposta;
  • Ajudas específicas para a Evangelização e viagens em missão<,
  • A construção da “A casa d’Alegria” (novo espaço para as crianças em Vale de Lobos);
  • A organização de campanhas para missionárias de vários países;
  • A participação internacional em temas de desenvolvimento de competências e capacidades de administração;
  • O Lançamento da CincoMaisDois, em processo de avaliação como IPSS.

O desejo é o de continuar a procurar mais meios económicos para poder oferecer a toda a Comunidade Verbum Dei um caminho específico e estruturado na difícil tarefa de angariar fundos que possibilitem a realização da Evangelização.

Queremos procurar caminhos concretos ao nível económico, a fim de encontrar estabilidade, para poder desenvolver a Evangelização pelo Ministério da Oração e da Palavra, em toda a sua plenitude.


Noticias – Julho 2020

Querida Família, Queridos Amigos da Verbum Dei

Esperamos que se encontrem todos bem.

Tal como já temos feito nos últimos meses, vimos dar nota das atividades levadas a cabo pelos Fundos Fraternos durante o mês de Julho.

As obras de Vale de Lobos avançam e estão na sua fase terminal, tal como estava previsto. Os degraus já estão prontos e agora pediu-se ao Jorge Oom para dar um toque final, para que a harmonia do verde mergulhe naquele anfiteatro e lhe dê um enquadramento elegante e natural. Entretanto, e porque sempre vão surgindo alguns pontos de melhoria, foi colocado alcatrão no caminho e estamos a impermeabilizar o telhado da sala grande para evitar humidade nas paredes. Adicionalmente, iremos fazer um trabalho de modelação de terreno com as terras sobrantes da demolição dos pavilhões e criar uma nova zona de fruição e utilização da comunidade por cima da zona da “capela do mato”. Assim, e por causa dos retiros do mês de agosto, vamos adiar a finalização da obra (acabamentos finais) para as primeiras semanas de Setembro. O valor das obras, referentes a 2020, é de 46.252 euros (valor com IVA sendo que o recuperaremos à posteriori).

Quando às nossas contas, os donativos em Junho foram de 6.988,43, sendo que em Julho já recebemos parte do valor do IVA que tinha sido pago respeitante às obras de Vale de Lobos.

Do lado dos custos, estes mantêm-se idênticos, pelo que garantimos o nosso equilíbrio financeiro.

Como sabem, depois de termos apoiado alguns casos internamente, começámos a pensar que além-fronteira deveria haver casos bem piores do que em Lisboa, bem piores do que em Portugal. Assim, enviámos donativos para Amazónia, Filipinas, Peru e Panamá, como já reportado. A novidade está na reação que essas comunidades tiveram. Todas, mas todas mesmo, ficaram extremamente agradecidas e fizeram-no de uma forma que nos tocou muito, de um modo muito profundo. Depois da pandemia passar era interessante organizar um intercambio de experiências. Afinal de contas somos uma família enorme, dispersa pelos 4 cantos do mundo, e pouco sabemos uns dos outros.

Este é o espírito da nossa comunidade: estarmos cá para quem precisa de nós, em qualquer dimensão e em qualquer lugar do mundo!!!

Para podermos continuar o caminho que tanto nos caracteriza, apoiar quem precisa ser apoiado, reafirmamos que toda a ajuda é muito bem-vinda e que 5 euros podem fazer muita diferença para quem necessita de uma ajuda. Nesse sentido, voltamos a referir o nosso NIB: 0033 0000 0109 1443 0892 5.

Mais uma vez, um grande MUITO OBRIGADO a TODOS e até Setembro.