Missionárias Verbum Dei

Ventura Adrover
Nasceu em 1946, em Alqueria Blanca, uma pequena vila de Maiorca onde todos se conheciam. Jaime Bonet, fundador da Verbum Dei, também era natural dessa aldeia e tio da melhor amiga de Ventura. A primeira missa celebrada por Jaime é ainda recordada por Ventura, pois era costume beijar-se a palma da mão de um padre acabado de ordenar. Assim, com apenas seis anos, ficou encantada com a brancura das mãos de Jaime que, segundo a explicação que a mãe lhe deu, eram assim porque “apenas tocam em Jesus”. Em Palma de Maiorca, tirou o curso de enfermagem, na Cruz Vermelha, pois já sentia a vontade de ajudar o próximo. Com uma colega de curso foi a um encontro para jovens católicos onde Jaime falou e, em três dias, decidiu que a sua verdadeira vocação era ser missionária para ter a oportunidade de ajudar os outros, levando-lhes a alegria característica do Carisma Verbum Dei. Em 1964, com apenas 18 anos, começa a viver com as missionárias, mas só quando atinge a maioridade, aos 21 anos, se torna oficialmente missionária. Acaba o seu curso e só depois vai para Barcelona estudar Teologia. No ano de 1977 vem para Lisboa e, apesar de na época não ter sido fácil, hoje reconhece que foi o melhor percurso que poderia ter tido. Em Portugal, acabou o curso de Teologia, ao mesmo tempo que trabalhava e dava catequese, e na Comunidade do Campo Grande foi espalhando o carisma. Atualmente, dedica-se essencialmente às Revisões de Vida e faz acompanhamento às missionárias. Gosta de ajudar as pessoas a perceberem que podem fazer o bem onde quer que estejam e de as ajudar a ir mais longe.
Núria Frau
Nasceu em 1945, em Palma de Maiorca. Cresceu numa família muito estruturada, divertida, unida, e era a mais nova de três irmãos, sendo a única rapariga. Era a “pequena”. E se o período pós-guerra civil trouxe dificuldades económicas a esta família, o que levou a Núria a começar a trabalhar aos 15 anos, também despertou um sentido de união fortíssimo entre os seus membros. Todos cresceram a acreditar que, juntos, conseguiriam construir um futuro melhor. Aos 18 anos, num Encontro para Jovens – Convivências – deu por si “fascinada” por Jesus. Este “fascínio” mantém-se até aos dias de hoje com a mesma força e intensidade e foi o que a fez entrar na Fraternidade Missionária Verbum Dei. Tinha 21 anos. Estudou Teologia e lecionou Cristologia e o Tratado Sobre a Trindade. Dedica-se permanentemente à Vida Religiosa e à Evangelização dos Jovens, e tem vindo a criar Comunidades que se evangelizam e se tornam evangelizadoras. Em 1988, veio para Lisboa, onde permanece até hoje, na Comunidade de Missionárias e onde dinamiza e desenvolve atividades de jovens, Retiros Espirituais de Silêncio, Encontros, Peregrinações, Missões de Jovens e Adultos e Formação nos diferentes âmbitos da Igreja, partindo sempre do Carisma Verbum Dei.
Pilar Alonso
Nasceu em 1953, no seio de uma família pequena, em Salamanca, cidade com arquiteturas que descreve como “distintas e belas.” Participou sempre ativamente na vida da sua paróquia, onde foi catequista, e conheceu as Missionárias Verbum Dei aos 15 anos. Ainda antes de entrar na faculdade de Filosofia e Letras, para se especializar em História de Arte, passou por uma crise de fé que a afastou da Igreja. Apesar das dúvidas, voltou a estar com missionárias, fez Revisão de Vida e, aos 21 anos, decidiu ser Missionária. Já lá vão 48 anos de vida enriquecida por Deus e, mesmo com experiências menos boas, Pilar permanece fiel e acompanha muitas pessoas no caminho da fé. A Pilar estudou Teologia em Barcelona.
Ana Coimbra
Nasceu em Mannheim, em 1977, e é a irmã mais nova de um rapaz. Veio para Portugal em 1982 e estudou em Mangualde e Coimbra, onde mostrou ser pessoa participativa em atividades culturais e desportivas. Conheceu a Verbum Dei numa Páscoa Jovem em Coimbra, em 1994, onde então viviam as missionárias com jovens universitárias no C.C.C-Coimbra e, no ano seguinte, com 18 anos, entrou no curso de formação (noviciado), em Valencia. Este tempo é considerado pela Ana como tendo sido “essencial no conhecimento e na compreensão do Carisma e da Família Missionária Verbum Dei, um tempo contemplativo, de oração e de trabalho.” Continuou a sua formação em Madrid e em Roma, em Filosofia e em Teologia, e passou por comunidades espalhadas pelo mundo, desde Espanha, Itália, Equador, Filipinas ou México e agora está de volta. Na comunidade de Lisboa, colabora essencialmente na Evangelização dos Jovens, no Crisma e Pós-Crisma dos adultos, e nas Revisões de Vida. A Ana dedica-se a “estudar Jesus no mundo e nas pessoas”, dedica-se a ir onde Ele a chama e a dá-lO a conhecer a cada vez mais pessoas.
Teresa Pinho
Nasceu a 28 de janeiro de 1981 em Arouca, tendo vivido a sua infância e juventude em Oliveira do Bairro. A mais nova de 5 irmãos, cresceu ao ritmo do campo, do rio e da bicicleta. Aos 18 anos inicia a Licenciatura em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações na Universidade de Aveiro, que conclui em 2004. Durante esta etapa académica conheceu a Fraternidade Missionária Verbum Dei e é neste carisma que vai encontrar a forma de fazer da sua vida um dom, escolhendo dedicar-se a tempo inteiro à missão da evangelização. Em setembro de 2004 ingressa no Curso de Formação inicial no México. Em 2007 regressa a Lisboa onde continua a sua formação teológica, concluindo em 2014 o Mestrado Integrado em Teologia na Universidade Católica. Fez o seu ano apostólico entre 2010 e 2011 em Singapura, onde experimentou a riqueza da multiculturalidade e contactou com as várias religiões ali presentes. De 2016 a 2023 esteve em missão na Madeira, dedicando-se à Pastoral de Ensino de Superior e ao acompanhamento da Família Missionária Verbum Dei da Madeira. Atualmente está de regresso a Lisboa, colaborando nas diversas frentes apostólicas da Comunidade Verbum Dei aqui presente.
Filipa Amaro
Nasceu a 7 de Janeiro de 1979 em Viana do Castelo. Tem um irmão mais novo 4 anos. Foi batizada a 22 de Julho desse mesmo ano, na paróquia de Perre, onde cresceu e viveu até aos 18 anos. Entre 1997 e 2001 frequentou a Universidade de Aveiro e licenciou-se em Biologia (investigação). Durante os mesmos anos conheceu e frequentou a Família Missi-onária Verbum Dei presente no Centro Universitário Fé e Cultura de Aveiro. Deixou-se seduzir por Jesus e pelo sentido “maior” que a vida pode ter se é vivida com Ele.
Em 2001 fez uma experiência missionária com a Fraternidade Missionária Verbum Dei (3 meses em Campo Maior e 6 meses em Aveiro) e no ano seguinte ingressou no curso de Formação em Inglaterra.
Em 2005 partiu para Roma para iniciar os estudos de Filosofia e Teologia na Universidade Pontifícia Urbaniana. De 2007 a 2009 residiu em Aveiro onde realizou uma experiência pastoral, tendo regressado a Roma, para finalizar os estudos teológicos. Fez votos perpé-tuos a 1 de outubro de 2011 em Perre, respondendo ao desejo profundo de fazer da sua vida, e desde a sua pequenez olhada por Deus, expressão e reflexo do Seu Amor para mui-tos. Em 2012 foi enviada à ilha da Madeira onde, durante 11 anos, se dedicou à missão Verbum Dei. Desde setembro de 2023 encontra-se na comunidade de Lisboa e está a fre-quentar uma pós graduação em acompanhamento e discernimento vocacional em Sala-manca.
Ale Gutiérrez
Nasceu em Guadalajara, no México, em 1980. É a terceira filha de uma família de seis irmãos. Ter uma família numerosa semeou nela o sonho de formar uma grande família. Conheceu a Verbum Dei em 1997, através do convite de uma amiga para participar nos grupos de jovens. Nesta comunidade viviam missionárias de diferentes nacionalidades, que falavam dum Deus muito próximo, que ainda não tinha conhecido. O primeiro dia nos grupos de jovens deu a Ale a experiência de ser “acolhida”, algo que tem desenvolvido com grande alegria na sua vida missionária, ainda que a sua maneira de ser seja mais tímida e calada. No seu primeiro retiro de silêncio aos 17 anos teve uma experiência forte da chamada de Deus, mas teve medo e esperou um tempo antes de começar um percurso de discernimento. Entretanto fez o curso de Ciências da Comunicação com o sonho de ser uma jornalista de guerra para deixar uma pegada de transformação no mundo. Fiel à experiência que tinha tido no seu primeiro retiro, além do medo que experimentava, começou uma caminhada de discernimento vocacional. Só o experimentar dentro de si a pergunta de se a sua vida era para ser missionária deu-lhe uma grande alegria, o que foi mesmo uma confirmação das palavras que Jesus disse para ela. Pedia-lhe que fosse sua missionária para tocar os corações das pessoas. Dois sonhos começaram a tornar-se realidade, uma grande família e ser jornalista que anuncia uma mensagem de transformação, de vida, de amor em tantas guerras vividas nos corações das pessoas. Terminou o seu curso e entrou no curso de formação em Guadalajara. No fim do curso de formação, foi enviada ao seu primeiro destino missionário em São José de Costa Rica onde começou a estudar algumas disciplinas de teologia. Na Costa Rica acompanhou as sementes de uma missão no Panamá. Depois continuou os seus estúdios no México e terminou a teologia em Loeches, Espanha, onde viveu uma grande experiência de missão além do tempo de estudo. Esteve quase 9 anos na Argentina, desde onde realizou experiências missionárias em países como Chile e Perú.
Em 2021, foi destinada para a comunidade da Madeira, Portugal, mas em 2023 juntamente com a comunidade de missionárias com quem estava, chegou para continuar o trabalho missionário na comunidade de Lisboa. Desde o início da sua vida Missionária, a Ale experimentou uma fascinação pelo trabalho com adolescentes e jovens, dedicação que tem desenvolvido nos diferentes países por onde tem estado. Mas também tem tido experiências de trabalho como professora de primeiro e segundo ciclo, na área de valores e educação moral e religiosa católica.
Adriana Riascos
Nasceu em Caracas, Venezuela, em 1991 e é a segunda de três irmãs. Quando ela tinha quatro anos, os seus pais decidiram voltar para a Colômbia, onde cresceu numa cidade chamada Pereira. Estudou com as irmãs Franciscanas. Aos 17 anos foi viver para outra cidade para iniciar a universidade, com muita vontade de continuar a conhecer o mundo e os seus contrastes, pois as suas disciplinas favoritas eram história e geografia. Em 2014 terminou a licenciatura em Ciência Política e regressou a Pereira, com o objetivo de iniciar um mestrado no estrangeiro, mas Deus tinha outros planos para ela. Em novembro daquele ano ela foi convidada para um encontro de jovens, cujo lema era: “Ligar à Vida”. Despois de um tempo de discernimento e experiência comunitária, iniciou o seu curso de formação na Fraternidade Missionária Verbum Dei, em 2018 até 2020 e foi enviada para estudar filosofia na Espanha no “Instituto Teológico Verbum Dei San Pablo Apóstol”. Terminou o primeiro ano de teologia e agora está aqui em Lisboa, num tempo apostólico para aprender os diferentes caminhos que Deus tem para se dar a conhecer a muitos.