”Deus vos conceda um espírito de sabedoria e de revelação para O conhecerdes plenamente”

Bom dia, Pai! Hoje venho pôr-me a jeito para receber o teu Espírito. Que Ele possa iluminar os olhos do meu coração!


Hoje falas-me através do meu irmão mais velho S. Paulo, na sua carta aos cristãos de Éfeso 1, 15-23:
Irmãos: Tendo ouvido falar da vossa fé no Senhor Jesus e da vossa caridade para com todos os cristãos, não cesso de dar graças por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações. O Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda um espírito de sabedoria e de revelação para O conhecerdes plenamente. Ele ilumine os olhos do vosso coração, para compreenderdes a esperança a que fostes chamados, os tesouros de glória da sua herança entre os santos e a incomensurável grandeza do seu poder para nós os crentes. Assim o mostra a eficácia da poderosa força que exerceu em Cristo, que Ele ressuscitou dos mortos e colocou à sua direita nos Céus, acima de todo o Principado, Poder, Virtude e Soberania, acima de todo o nome que é pronunciado, não só neste mundo, mas também no mundo que há-de vir. Tudo submeteu aos seus pés e pô-l’O acima de todas as coisas como Cabeça de toda a Igreja, que é o seu Corpo, a plenitude d’Aquele que preenche tudo em todos.


Hoje trata-se de te pedir que me mostres o Teu Poder. O poder do teu amor que é capaz de criar o Universo, de transportar montanhas, de ressuscitar pessoas, como aconteceu com Jesus…

Mas o teu poder, apesar da sua Yincomensurável grandeza” é discreto… Para o ver é preciso ter olhos iluminados, que saibam descodificar os sinais internos e
externos.

Por isso me quero pôr a jeito para que o teu Espírito “de sabedoria e revelação” me mostre mais sobre Ti e sobre o teu projecto para mim e para o mundo.

O que desejas para mim e para o mundo, no dia de hoje?

Que sinais posso encontrar já hoje da eficácia da poderosa força que é o teu amor?

Como posso olhar com esperança para as situações complexas e difíceis por que passo ou a que assisto?

O que me pedes que faça? Qual pode ser a minha colaboração? O que é que quer dizer, na minha vida e na vida do mundo a frase que cantamos: “Tudo acabará bem, no Senhor”?


Hoje celebramos a vida de Santa Teresa de Ávila, que compreendeu bem “a esperança a que somos chamados” e por isso teve uma vida santa, feliz e cheia de frutos.

Gostaria que a sua oração se fosse entranhando em mim neste dia:
Tu nada temas
Nada te espante
Tudo passa
Deus nunca muda
A paciência tudo alcança
Quem a Deus tem
Nada lhe falta:
Só Deus basta!

Os comentários estão encerrados.