«A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.»

Bom dia Senhor! Que bom começar todos os dias na Tua companhia e receber este presente que nos fala diretamente ao coração e ilumina o concreto das nossas vidas.
Hoje quero agradecer o Dom da Vida e a alegria de podermos Celebrar e Partilhar esta VIDA com aqueles que nos rodeiam.


Neste dia especial ofereces-nos a Tua Palavra em Lc 10, do versículo 1 ao 9:
Depois disto, o Senhor designou outros setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois, à Sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. Disse-lhes: «A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao dono da messe que mande trabalhadores para a sua messe. Ide! Envio-vos como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforge, nem sandálias; e não vos detenhais a saudar ninguém pelo caminho. Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ E, se lá houver um homem de paz, sobre ele repousará a vossa paz; se não, voltará para vós. Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que lá houver, pois o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei do que vos for servido, curai os doentes que nela houver e dizei-lhes: ‘O Reino de Deus já está próximo de vós.’


Gosto tanto desta leitura… Através dela fazes-nos um convite muito concreto para sermos Teus apóstolos, para abraçarmos esta missão de anunciar que o Teu Reino está próximo, o que significa tornar-Te mais presente e Vivo no nosso Mundo. Recentemente descobri que és um verdadeiro apaixonado pela nossa Terra, que é O lugar onde Tu desejas viver, apesar de nem sempre Te darmos espaço.
É um privilégio enorme poder participar nesta missão e saber que contas connosco, que precisas de nós para Te fazer chegar a todos. Ao mesmo tempo é um grande desafio, e tem os seus obstáculos.
Dizes-nos: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”; “envio-vos como cordeiros para o meio de lobos.” Ao escutar isto podemos pensar que nos abandonas e nos deixas à nossa sorte, mas isso seria uma visão deturpada. Logo no início da leitura esclareces ao dizer que nos envias dois a dois, à Tua frente – com isto percebemos que também vens connosco, que percorres este caminho ao nosso lado. Pedes-nos para vivermos esta missão com simplicidade e humildade, porque só assim perceberam que é a Ti que queremos anunciar, que é o Teu Amor e a Tua Paz que queremos deixar nos locais por onde passarmos. Esta é melhor forma de anunciar e colaborar na construção do Teu Reino – vivendo com simplicidade, humildade, amor e paz.
Como apóstolos somos testemunhas vivas da transformação do Teu Amor, porque em primeiro lugar deixámo-nos transformar e contagiar por Ti, por este Amor que abraça e nos resgata da nossa pequenez e fragilidade, este Amor que vai mais além, que confia em nós nos pede para aceitar esta missão.


Ajuda-nos Senhor a viver no concreto deste dia esta missão de Te fazer presente no nosso Mundo!

Os comentários estão encerrados.