“Não sou ateniense nem grego, sou um cidadão do mundo”

“Mas os doutores da Lei do partido dos fariseus, vendo-o comer com pecadores e cobradores de impostos, disseram aos discípulos: «Porque é que Ele come com cobradores de impostos e pecadores?» 
Mc 2, 16

“Não sou ateniense nem grego, sou um cidadão do mundo”
Sócrates, séc. V ac


Ontem vi o filme Brokeback Mountain. Para quem não viu, ou não se lembra, é um filme que se passa nos EUA nos anos 1960/80, que conta as história de 2 cowboys.

O filme é sobre relações humanas, amor, homossexualidade, família, amizade, tabus…

Jesus comia com os pecadores e os cobradores de impostos (Mc 2, 16), parecia não fazer diferenciação de pessoas. Passados 2 000 anos continuamos numa sociedade cheia de tabus, de racismo.

O meu filho de 5 anos pediu-me esta semana para lhe ler o livro do Patinho Feio. Esta história devem conhecer… mas não sei se já reparam como é racista. O patinho feio não é aceite pela mãe pata nem pelos irmãos patos porque é diferente. O livro que tenho em casa acaba com uma frase do género “e a calma voltou àquele lugar”, ou seja, desde que cada um só se dê com os seus iguais, aí temos “calma”. Tentei explicar ao meu filho que a história era um pouco disparatada. Este meu filho tem o cabelo castanho claro quase louro, ao contrário do irmão, do pai e de mim, todos temos o cabelo escuro. Expliquei-lhe que por ele ter o cabelo diferente não o pusemos fora de casa.

Ainda temos tanto a aprender com Jesus! Jesus ajuda-nos a sermos mais tolerantes, a aceitar o outro tal como ele é.

Os comentários estão encerrados.