Anunciação do Senhor

“Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.» Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus.» Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela.”

São Lucas 1,26-38


Nada é impossível a Deus
Muitas e muitas vezes durante a vida nos vemos perante situações muito difíceis, ou sentimos perto a dor, a  doença, a insegurança, o medo… 

Podemos ver hoje que Deus nos manda sinais constantemente para nos certificar que está connosco sempre, permanece no meio de nós e das dificuldades que vivemos (Is 7,10-14), e o maior sinal foi o de que Maria deu à luz o Emanuel, o Deus connosco.

Ontem celebrámos esse dia especial e também nós somos chamados a dar um tempo especial ao Senhor, um tempo de grande disponibilidade de coração, para Ele nos poder anunciar o projecto maravilhoso que tem para as nossas vidas.

O anjo entrou em casa de Maria. Será que consegue entrar na nossa?

Será que estou disponível e de coração aberto? Ou estou atarefada com mil  coisas?
A primeira e  tão importante postura para a graça de Deus, o seu Espírito Santo, poder entrar é a disponibilidade e confiança.
O Senhor entrará e ficará connosco na medida em que formos receptivos aos seus conselhos e às suas propostas e fizermos o que Ele nos aconselha.
A sombra e a força do Altíssimo revelam-se na nossa fidelidade à oração, no não ter medo de conhecer-nos a nós próprios, no ir-nos aceitando e levantando depois das caídas e na alegria, paz e esperança que vamos sentindo.

Mas sinto que por vezes nos sentimos também frustrados e estéreis, pois não vemos os frutos da nossa entrega e dedicação à família, à comunidade, ao emprego, ao mundo…
Não vemos saída diante de tanta dor, problemas, doenças, injustiças… e o Senhor diz-nos que nada é impossível para Ele.
Isabel foi estéril durante muitos anos e a verdade é que temos que aceitar que nem tudo o que sonhamos ou planeamos vai resultar.
A eficácia da missão não está nas nossas mãos, mas é uma graça de Deus e a seu tempo virá o resultado…(como a planta não depende só do agricultor).
A transcendência das nossas vidas, assim como a de Maria e de tantos outros, é obra do Senhor e a nós resta-nos confiar e pôr os nossos talentos a render, tendo como certo que tudo o que aceitarmos fazer segundo a Sua Palavra é eterno.
Todos os gestos de amor e serviço que fizermos assim é um “Faça-se” ao estilo de Maria.

Que ela nos ajude a dar passos de entrega e fidelidade, tendo como chão a certeza de que o  Senhor estará connosco, sempre!

Os comentários estão encerrados.