Como posso entender, se ninguém me explica?

O Anjo do Senhor falou a Filipe e disse-lhe: «Prepara-te  e dirige-te para o Sul, pela estrada que desce de Jerusalém para Gaza, a qual se encontra deserta.» Ele pôs-se a caminho e foi para lá. Ora, um etíope, eunuco e alto funcionário da rainha Candace,  da Etiópia, e superintendente de todos os seus tesouros, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém, regressava, na mesma altura, sentado no seu carro, a ler o profeta Isaías. O Espírito disse a Filipe: «Vai e acompanha aquele carro.» Filipe, acorrendo, ouviu o etíope a ler o profeta Isaías e perguntou-lhe: «Compreendes, verdadeiramente, o que estás a ler? »Respondeu ele: «E como poderei compreender, se ninguém me explica?» E convidou Filipe a subir e a sentar-se junto dele. A passagem da Escritura que ele estava a ler era a seguinte: Como ovelha levada ao matadouro, e como cordeiro sem voz diante daquele que o tosquia, assim Ele não abre a sua boca. Na humilhação se consumou o seu julgamento, e quem poderá contar a sua geração? Da face da terra foi tirada a sua vida! Dirigindo-se a Filipe, o eunuco disse-lhe: «Peço-te que me digas: De quem fala o profeta? De si mesmo ou de outra pessoa?» Então, Filipe tomou a palavra e, partindo desta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Boa-Nova de Jesus. Pelo caminho fora, encontraram uma nascente de água, e o eunuco disse: «Está ali água! Que me impede de ser baptizado?» Filipe respondeu: «Se acreditas com todo o coração, isso é possível.» O eunuco respondeu: «Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.» E mandou parar o carro. Ambos desceram à água, Filipe e o eunuco, e Filipe baptizou-o. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe e o eunuco não o viu mais, seguindo o seu caminho cheio de alegria. Filipe encontrou-se em Azoto e, partindo dali, foi anunciando a Boa-Nova a todas as cidades, até que chegou a Cesareia.

Act 8,26-40


“Que belos são sobre os montes os pés do mensageiro.
Que anuncia a paz, servindo a verdade,
Proclamando a Boa Nova.” 
Cântico Verbum Dei  baseado em Is  51,7

Muitas vezes não somos conscientes do poder que Deus nos dá para anunciar a Boa Notícia.

Como poderão entender e superar tantas dificuldades que a vida apresenta se ninguém se aproximar e os acompanhar?
“Então o Espírito disse a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o. Filipe correu.”

Os montes e os desertos que se apresentam na nossa e na vida dos outros fortalecem-nos, pois o sofrimento e a dificuldade são motivo  de crescimento.

A Palavra que me anima e me dá vida, será vida para o outro. Isto é o anúncio, a partilha da Boa Notícia.
Como reajo eu ao convite do Senhor para me aproximar do outro? Corro? Ou fico instalada no meu mundo arrumadinho?

O Espírito Santo leva-me mais longe, faz-me mais realista, optimista. Ajuda-me a organizar a agenda e a ordenar os projectos. Sugere-me, convida-me, detém-me. Aplaude-me e corrige-me, se necessário.

É urgente esta nossa resposta pronta e decidida, é urgente fazer da Palavra a nossa vida, como o fez Filipe e assim (preparados) podermos anunciar com o nosso testemunho de vida a maravilha da salvação, a paz, a verdade.

O verbo  preparar para mim hoje foi uma chamada.Pois só aquele que se deixa cativar pelo Espírito e aceita as suas propostas pode correr livremente, ao encontro das necessidades dos outros.

Para que isto aconteça é preciso confiar e deixar-se converter a cada dia, pela Palavra.

Não posso dar aquilo que não tenho.

Os comentários estão encerrados.