«Eu estarei contigo.»

«Moisés estava a apascentar o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madian. Conduziu o rebanho para além do deserto, e chegou à montanha de Deus, ao Horeb. O anjo do SENHOR apareceu-lhe numa chama de fogo, no meio da sarça. Ele olhou e viu, e eis que a sarça ardia no fogo mas não era devorada. Moisés disse: «Vou adentrar-me para ver esta grande visão: por que razão não se consome a sarça?» O SENHOR viu que ele se adentrava para ver; e Deus chamou-o do meio da sarça: «Moisés! Moisés!» Ele disse: «Eis-me aqui!» Ele disse: «Não te aproximes daqui; tira as tuas sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é uma terra santa.» E continuou: «Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob.» Moisés escondeu o seu rosto, porque tinha medo de olhar para Deus. O SENHOR disse: «Eu bem vi a opressão do meu povo que está no Egipto, e ouvi o seu clamor diante dos seus inspetores; conheço, na verdade, os seus sofrimentos. Desci a fim de o libertar da mão dos egípcios e de o fazer subir desta terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel, terra do cananeu, do hitita, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu. E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e vi também a tirania que os egípcios exercem sobre eles. E agora, vai; Eu te envio ao faraó, e faz sair do Egipto o meu povo, os filhos de Israel.» Moisés disse a Deus: «Quem sou eu para ir ter com o faraó e fazer sair os filhos de Israel do Egipto?» Ele disse: «Eu estarei contigo. Este é para ti o sinal de que Eu te enviei: quando tiveres feito sair o povo do Egipto, servireis a Deus sobre esta montanha.» 
Ex 3, 1-12


Ao ler esta Palavra, ecoava em mim a certeza que Deus é um Deus que está muito atento à humanidade… mais, muito comprometido com ela. Vê todas as opressões, escuta todos os clamores, conhece todos os sofrimentos, e o que mais deseja em seu coração é libertar cada um dos seus filhos.

No meu dia a dia, quando contato com realidades de injustiça, de dor, de sofrimento, sou consciente que há um Deus, que é Pai, que está atento e comprometido com essa situação? Ou fico apenas no meu olhar de compaixão e impotência, porque humanamente não me sinto capaz de mudar essa situação?

É aí, no nosso local de trabalho, nos ambientes onde nos encontramos (ainda que nos pareçam desertos!), que Deus sai ao nosso encontro, para nos fazer levantar o olhar, para nos dar um olhar de esperança, uma esperança ativa, pois conta conosco nesse processo de libertação. Talvez o nosso sentir seja semelhante ao de Moisés “Quem sou eu para…”, mas de fato não sou eu, mas NÓS, pois ele diz-me “Eu estarei contigo!”.

Nos ambientes onde me movo, sinto-me mera cumpridora de meus deveres, ou enviada por um Deus Pai, que por amor, quer contar comigo para semear amor, esperança, justiça e paz?

Que hoje possamos viver mais atentos a este Deus comprometido com a minha vida e a vida de cada homem, e podermos perguntar-Lhe: a quem me envias? Que sonhas para estas pessoas? Como queres semear o amor, a paz, a esperança?

Os comentários estão encerrados.