“E a verdade vos tornará livres”

Então, Jesus pôs-se a dizer aos judeus que nele tinham acreditado: «Se permanecerdes fiéis à minha mensagem, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres.» Replicaram-lhe: «Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém! Como é que Tu dizes: ‘Sereis livres’?»
Jo 8, 31-33

Normalmente nós queremos primeiro ser livres, livres de tarefas por fazer, livres de conflitos, livres de sofrimentos, livres de angústias, para então podermos ouvir e pôr em prática a palavra de Deus, depois de termos “arrumado” a nossa vida. Só que normalmente acontece (pelo menos é assim comigo) que essa arrumação não a conseguimos fazer sozinhos.
Ora esta palavra diz-nos que as coisas funcionam ao contrário: A liberdade que procuramos não é uma condição para nos encontrarmos com Deus, porque Ele não põe nenhumas condições para o encontro. A liberdade que procuramos é antes o resultado desse encontro com a Verdade, e isso é que pode ser o motor de tudo na nossa vida, para encarar todos os desafios que temos pela frente.
Quais as coisas que neste momento ou altura da nossa vida gostaríamos de resolver antes de dispôr de mais tempo para nos encontrarmos com Deus? Estamos dispostos a pôr isso em segundo plano e escutar o Pai para que a sua verdade nos torne livres?

Os comentários estão encerrados.