A Água Viva que nos sacia

“Quando Jesus soube que chegara aos ouvidos dos fariseus que Ele conseguia mais discípulos e baptizava mais do que João – embora não fosse o próprio Jesus a baptizar, mas sim os seus discípulos – deixou a Judeia e voltou para a Galileia. Tinha de atravessar a Samaria. Chegou, pois, a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto do terreno que Jacob tinha dado ao seu filho José. Ficava ali o poço de Jacob. Então, Jesus, cansado da caminhada, sentou-se, sem mais, na borda do poço. Era por volta do meio-dia. Entretanto, chegou certa mulher samaritana para tirar água. Disse-lhe Jesus: “Dá-me de beber”. (…). Disse-lhe então a samaritana: “Como é que eu Tu, sendo judeu, me pedes de beber a mim que sou samaritana?”. (…). Respondeu-lhe Jesus: “Se conhecesses o dom que Deus tem para dar e quem é que te diz ‘dá-me de beber’, tu é que lhe pedirias, e Ele havia de dar-te água viva!”. Disse-lhe a mulher: “Senhor, não tens sequer um balde e o poço é fundo… Onde consegues a água viva? Porventura és mais que o nosso patriarca Jacob…?” Replicou-lhe Jesus “Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede; mas, quem beber da água que Eu lhe der há-de tornar-se nele em fonte de água que dá a vida eterna.” Disse-lhe a mulher: “Senhor, dá-me dessa água, para eu não ter sede, nem ter de vir cá tirá-la”. Respondeu-lhe Jesus: “ Vai, chama o teu marido e volta cá.”. A mulher retorquiu-lhe:”Eu não tenho marido.” Declarou-lhe Jesus: Disseste bem:’não tenho marido’, pois tiveste cinco e o que tens agora não é teu marido. Nisto falaste verdade.” (…) Jesus declarou-lhe:” Mulher, acredita em mim… Mas chega a hora-e é já- em que os verdadeiros adoradores hão-de adorar o Pai em espírito e verdade, pois são assim os adoradores que o Pai pretende. Deus é espírito, por isso, os que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade.”
O encontro com Jesus é como o BI…Pessoal e intransmissível… Nenhum encontro é igual a outro porque para o Jesus somos únicos…
Jesus não marca reuniões, nem hora, nem dia… Encontra-se connosco “sem mais”…
Como é que Jesus sabendo-nos tão frágeis  e tão “impuros” nos pede de beber?! E nos mostra a sede que tem de cada um de nós?!Mostra, sim…Mostra activamente, i.e., vem ao nosso encontro num qualquer “poço” do nosso quotidiano.
Porque nos envergonhamos de pedir a água viva que SÓ  Jesus nos pode dar?
Dizemos a verdade a Jesus ou tentamos dizer-Lhe o que julgamos ser o que Ele quer ouvir?! Pomos as nossas “misérias” ao sol do amor do Pai, ou tentamos enterrá-las até deitarem um cheiro nauseabundo? E quando Jesus nos conta a nossa própria vida, louvamos o Pai por nos saber antes de nós ou fingimos que não ouvimos?
Onde vamos saciar as nossas sedes? Quantos “maridos” temos? 
Amamos Jesus? Esse amor é “em verdade”? Ou só amamos “em espírito”, e quando temos sede  vamos saciar-nos a um qualquer Centro Comercial, discoteca ou revista de fofocas?!
Peçamos a Jesus a confiança que nos salva, os ouvidos que O oiçam e a Água Viva que faz brotar dentro de nós a Fonte que dá nos salva. A nós e aos que Jesus põem no “poço da nossa aldeia”.
 

Os comentários estão encerrados.