A Alegria do Encontro

«Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu vos aliviarei. Tomai o meu jugo sobre vós e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração. Achareis alívio para as vossas almas, pois o Meu jugo é suave, e a Minha carga é leve.»
Mt 11

“Convido todo o cristão, em qualquer lugar e situação que se encontre, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de o procurar dia a dia sem cessar. Não há motivo para alguém poder pensar que este convite não lhe diz respeito, já que «da alegria trazida pelo Senhor ninguém é excluído». Quem arrisca, o Senhor não o desilude; e, quando alguém dá um pequeno passo em direção a Jesus, descobre que Ele já aguardava de braços abertos a sua chegada. Este é o momento para dizer a Jesus Cristo: «Senhor, deixei-me enganar, de mil maneiras fugi do vosso amor, mas aqui estou novamente para renovar a minha aliança convosco».”
In  EXORTAÇÃO APOSTÓLICA EVANGELII GAUDIUM DO PAPA FRANCISCO

Paremos um pouco para nos darmos conta desta grandeza, deste privilégio que é deixar que Deus venha ao nosso encontro ou irmos nós ao encontro dele (“Venham a mim…” como nos chama Jesus). A Alegria do Encontro… reforçada, pelas palavras do Papa Francisco:

No entanto, e apesar de ser tudo tão reconfortante e consolador (e não é que todos nós ansiamos: alívio para as nossas almas?), muitas vezes não é fácil… parar, mudar de ritmo, olhar de forma diferente, obedecer (ser manso e humilde de coração), deixar-se ajudar, entregar-se, esperar, preserverar…

… participar continuamente num dos maiores milagres da nossa vida – o Reencontro, com Deus – Amor, que é a fonte da verdadeira alegria, aconteça o que acontecer!

– O que me impede mais de viver esta realidade? Do encontro, da alegria profunda?

– O que me custa? Quais as minhas resistências? O que posso fazer para ultrapassá-las?

 

 

 

 

 

Os comentários estão encerrados.