A compaixão de Jesus

Jesus, meu Senhor, preparo-me para escutar a tua Palavra, deixando que ela entre no meu coração e transforme a minha vida em caminho para ti.


A Palavra que hoje nos cura está em Marcos 3, 1-6:
Jesus entrou de novo na sinagoga, onde estava um homem com uma das mãos atrofiada. Os fariseus observavam Jesus para verem se Ele ia curá-lo ao sábado e poderem assim acusá-l’O. Jesus disse ao homem que tinha a mão atrofiada: «Levanta-te e vem aqui para o meio». Depois perguntou-lhes: «Será permitido ao sábado fazer bem ou fazer mal, salvar a vida ou tirá-la?». Mas eles ficaram calados. Então, olhando-os com indignação e entristecido com a dureza dos seus corações, disse ao homem: «Estende a mão». Ele estendeu-a e a mão ficou curada. Os fariseus, porém, logo que saíram dali, reuniram-se com os herodianos para deliberarem como haviam de acabar com Ele.


Senhor Jesus, no Evangelho de hoje fazes mais um milagre. Mostras compaixão pela limitação daquele homem e curas a sua mão atrofiada. Para ti o mais importante naquele momento era o Bem que podias fazer, mas para os fariseus de coração duro e que seguiam à risca a letra da Lei do Antigo Testamento, não devia ser transgredida em circunstância nenhuma a proibição de executar certas tarefas ao sábado, o dia santo dos judeus. Tu, Jesus, ainda procuraste tocar o coração deles perguntando “Será permitido ao sábado fazer bem ou fazer mal, salvar a vida ou tirá-la?”, mas eles foram irredutíveis. E Tu, Senhor, fizeste àquele homem o Bem que o teu coração compassivo te pedia.
Senhor Jesus, será que te escuto quando Tu me dizes, nas minhas circunstâncias, “Levanta-te e vem aqui para o meio”? Tu pedes que me levante acima das minhas limitações, das minhas dúvidas, da minha falta de confiança. E dizes-me ainda “Estende a mão”, pronto para me ajudares. Acredito verdadeiramente que tens o dom da cura na minha vida?


Senhor Jesus, obrigada por quereres ser presença constante para todos nós. Ajuda-nos a saber corresponder à relação que queres ter connosco. Obrigada pelas curas, pequenas ou grandes, que vais fazendo na vida de cada um.

Os comentários estão encerrados.