A fé, além de dom, também se constrói

Senhor, obrigada por estares aqui comigo.
Que bom é compreender que me acompanhas sempre, mesmo quando não me apercebo. Nada poderia fazer sem Ti.
Obrigada pelo amor e pelos dons que me vais oferecendo gratuitamente.
Agradeço-te pelo dom da fé e peço-te que nos ajudes a conversar Contigo, a parar, a acalmar, a saborear, a ouvir, a abrir o coração e a falar… a receber aquilo que cada um mais precisa.


A Igreja reza hoje com a Carta de S. Paulo aos Hebreus (Heb 11, 1-7):
Ora a fé é garantia das coisas que se esperam e certeza daquelas que não se vêem. Foi por ela que os antigos foram aprovados. Pela fé, sabemos que o mundo foi organizado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê provém de coisas não visíveis. Pela fé, Abel ofereceu a Deus um sacrifício maior que o de Caim; com base nela, foi declarado justo, porque Deus aceitou os seus dons e, por meio dela, fala ainda depois da morte. Pela fé, Henoc foi arrebatado, para não ver a morte, e não foi encontrado porque Deus o tinha levado. Porém, antes de ser levado, obtivera o testemunho de que tinha agradado a Deus.
Ora, sem a fé é impossível agradar-Lhe; e quem se aproxima de Deus tem de acreditar que Ele existe e recompensa aqueles que O procuram. Pela fé, Noé, avisado acerca de coisas que ainda se não viam, e, tomando o aviso a sério, construiu uma Arca para salvar a sua família; por essa fé, condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que se obtém pela fé.


Qual é a minha fé? Quais são as minhas certezas?
Acredito em Deus, nas pessoas (no bem, na verdade, na justiça, no amor, na união fraterna) e na vida eterna.
No entanto, tentarei responder de forma mais concreta.
Creio, Senhor, que estás sempre comigo, mesmo quando não penso, não sinto ou não amo?
Apercebo-me que acreditas e confias em mim? Que sou do Teu agrado, sem mais? Isso custa a entrar em mim.
Talvez tenha dificuldade em desaprender, apesar de compreender que vou crescendo em confiança, à medida que vou envelhecendo.
Há uma situação na minha família que se está a resolver porque não desisti. Decidi ir ao encontro da situação, sem fugir, mesmo sendo duro.
Por vezes, parece que não posso fazer nada, mas não é verdade.
O Senhor também ajuda quem pede e procura.
A fé, além de dom, também se constrói. Dou espaço e tempo à relação com Deus? Deixo-me amar por Deus? Rezo em comunidade?
O que significa, no dia a dia, acreditar e confiar, sobretudo quando acontece algo especialmente triste e pesado que nos toca viver?
Procuro fazer o que tenho que fazer?
Como tornar visível aquilo que espero?


Obrigada, Senhor, pelas pessoas que tornam a nossa vida mais leve e simples.
Agradeço-Te, Senhor, por organizares o mundo com a Tua palavra.
Ensina-nos a dar espaço para que a tua palavra também organize a nossa vida e possamos tornar visíveis os desejos do nosso coração.

Os comentários estão encerrados.