A história da minha salvação

Ouvistes o que vos foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. Fazendo assim, tornar-vos-eis filhos do vosso Pai que está no céu, pois Ele faz com que o Sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair chuva sobre os justos e os pecadores. Porque se amais os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem já isso os cobradores de impostos? E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos? Portanto, sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste.
Mt, 43-48
Actualmente, estamos vivendo situações de desesperança, angústia e incerteza relati-vamente ao futuro. As pessoas não sabem o que lhes espera e tudo o que acontece à sua volta parece avassalador e incontrolável.
Será que posso fazer alguma coisa? Será que posso mudar o rumo aos acontecimen-tos?
Tu, Jesus, dizes-me que sim.
Para isso, no entanto, tenho de ouvir a Tua palavra, que, subtilmente, me inquieta.
Sem Te impores, convidas-me a crer numa nova realidade. A acreditar que uma nova realidade pode surgir se, cada um de nós, trabalhar para criar uma sociedade diferente e melhor.
Actualmente, é cada um por si. Eu preocupo-me com os meus e cada um que se preo-cupe com os seus. O grande problema é que, deste modo, o tecido social que criamos é muito frágil e quando as situações difíceis ultrapassam a capacidade da minha família, rupturas gravíssimas acontecem.
O Teu convite é: “Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem.”
Tu dizes-me que não basta preocupar-me com os meus. Deus criou o mundo para que todos possamos ter as mesmas possibilidades e possamos desfrutar do mesmo: “Ele faz com que o Sol se levante sobre os bons e os maus e faz caira chuva sobre os jus-tos e os pecadores”. Convidas-me a preocupar-me com o destino de todos e fazer o que está ao meu alcance para melhorar o destino de todos. Como me situo no meu trabalho? O que faço nos meus tempos livres? Como amos os meus inimigos, que às vezes também são os meus familiares?
Tu dizes-me que posso amar a todos e eu sinto que isso é verdade.
Ajuda-me, Jesus, a não conformar-me com a minha situação actual, confortável, e a querer construir uma sociedade melhor. Ajuda-me a crer numa nova realidade e, assim, descobrir as novas maneiras de actuar na minha vida pessoal e na sociedade. Tu inquietas-me porque sabes que posso fazer a diferença. Obrigado pelo convite e por saber, também, que me vais acompanhar nesta aventura.
Boa oração

Os comentários estão encerrados.