«A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.»

Querido Pai, obrigada por estar na Tua presença. Obrigada por tudo o que em mim desejas fazer. Hoje quero deixar a minha vida nas Tuas mãos e falar Contigo do coração. Tu conheces muito bem o que me inquieta, o que desejo, o que preciso. Por isso, dá-me Senhor o Teu Espírito para que me possa abrir à Tua vontade e reconhecer nela a minha alegria e a minha paz.


Hoje falas-me pelo Evangelho de S Lucas (Lc 10,1-9)
Depois disto, o Senhor designou outros setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois, à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. Disse-lhes: «A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao dono da messe que mande trabalhadores para a sua messe. Ide! Envio-vos como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforge, nem sandálias; e não vos detenhais a saudar ninguém pelo caminho. Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ E, se lá houver um homem de paz, sobre ele repousará a vossa paz; se não, voltará para vós. Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que lá houver, pois o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei do que vos for servido, curai os doentes que nela houver e dizei-lhes: ‘O Reino de Deus já está próximo de vós.’


Depois de assistir ao telejornal, depois de ver um mundo ao qual falta esperança e paz, fico triste. Contudo, sinto que as Tuas palavras me impelem para horizontes novos.
Existe claro um processo causa-efeito. Ao ver a situação do nosso mundo, é muito fácil comentar, criticar, saber porque estamos assim, quais as causas dos males do nosso tempo.
No entanto, também é verdade que escutar-Te me leva a perceber que um cristão pode também causar um efeito positivo, uma consequência boa. Um cristão pode ter força para transmitir a paz, a alegria e a esperança. Um cristão pode ser capaz de criar Reino, de fazer presente o Teu Reino.
Senhor, o Teu Reino só estará presente no meio de nós, quando sintamos e sejamos conscientes de que Tu nos envias. Hoje, onde escuto que me envias? Onde e como me convidas a estar?
Sabes que “a messe é grande”, e por isso insistes que sejamos nós a ir em teu lugar às nossas famílias, aos nossos amigos, aos nossos ambientes de trabalho, ao nosso dia-a-dia.
A missão faz parte de nós. Nós somos missão, nós somos a Tua Palavra viva.
Jesus, como posso dizer que não à missão que me concedes, quando Tu mo pedes especificamente a mim, quando sei que és Tu que me envias?


Jesus, ajuda-nos a escutar a Tua voz. Ajuda-nos a dar-Te espaço na nossa vida, ajuda-nos no aprofundamento da Tua vontade. Faz que escutemos hoje dos Teus lábios e do Teu coração: “Estabeleci-te como luz dos povos, para levares a salvação até aos confins da Terra”. (Act 13,47). És Tu quem nos envia, quem nos acompanha e nos ensina o que é preciso fazer e viver na missão do dia-a-dia.

Os comentários estão encerrados.