“A minha casa será casa de oração para todos os povos”

“A minha casa será casa de oração para todos os povos” 
Is 56, 7

Esta Palavra de Deus convida-nos a ser “ lugar de encontro com Deus” para os outros. 
– A minha vida, a minha família, a minha comunidade é lugar de encontro com Deus?
“Jesus partindo daquele lugar, retirou-se para as regiões de Tiro e Sidom. Então uma mulher cananéia, que era dali, foi ter com ele e gritou: “ Senhor, Filho de David, tem compaixão de mim, que minha filha está possessa do Demónio e encontra-se muito mal.” Contudo ele não lhe respondeu palavra. Chegando-se, pois, a ele os seus discípulos, rogavam-lhe, dizendo: Despede-a, porque vem clamando atrás de nós. Respondeu-lhes ele: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Mas ela veio ajoelhar-se diante dele e suplicou : Senhor, acode-me! Ele, porém, respondeu: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ao que ela disse: Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! seja-te feito como queres. E desde aquela hora sua filha ficou sã.” Mt 15, 21-28
Esta Palavra de Deus chama-nos a atenção para a atitude de fé, de perseverança desta mulher estrangeira e como Jesus responde perante esta atitude de fé, de humildade. As intervenções desta mulher mostram a sua ânsia de salvação e a fé firme e convicta que a anima. As expressões “ Filho de David” que equivale a Messias e “Senhor” com que se dirige a Jesus, lidas num contexto cristão, equivalem a uma confissão de fé.Como podemos entender a resposta de Jesus? A atitude de Jesus faz sentido, se a virmos como uma estratégia pedagógica, destinada a mostrar o sem sentido dos preconceitos judaicos contra os pagãos. Jesus conduziu a conversa de forma a demonstrar como eram ridículas as atitudes de discriminação contra os pagãos. Ao não aceitar logo e sendo até duro, Jesus dá à mulher a possibilidade de demonstrar a firmeza e a convicção da sua fé e prova aos judeus que os pagãos são bem dignos de se sentar á mesa do Reino. Ela está disposta a ficar apenas com as “migalhas” que caem da mesa (v27) mas pede insistentemente que lhe permitam ter acesso a essa salvação que Jesus traz.  Ao contrário, os fariseus e doutores da lei, fechados na sua auto-suficiência e preconceitos rejeitam a salvação que Jesus lhes oferece. Jesus conclui: mulher, grande é a tua fé. Faça-se como desejas. A afirmação de Jesus significa que a mulher recebe a salvação que se destina a todos que tem o coração aberto. Aquilo que decide é a fé, a capacidade de aderir a Jesus.
– Aproximo-me de Jesus com fé, com confiança e perseverança? Ou deixo-me levar pelas dúvidas, dificuldades e desisto da relação com Ele?
– Estou aberto, disponível para acolher as propostas de Jesus? Ou vivo fechado, centrado no que penso e sei?

Os comentários estão encerrados.