«A pedra rejeitada pelos construtores tornou-se a pedra angular»

Bom dia Senhor, hoje quero agradecer o viver profundamente amado por ti e sentir que nunca desistes de mim. Por mais que me afaste de ti, fruto das minhas fraquezas, Tu continuas a chamar-me para me voltares a resgatar.


E hoje chamas-me através do Evangelho de S Mateus 21, 33-46:
Naquele tempo, disse Jesus aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: «Ouvi outra parábola: Havia um proprietário que plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar e levantou uma torre; depois arrendou-a a uns vinhateiros e partiu para longe. Quando chegou a época das colheitas, mandou os seus servos aos vinhateiros para receber os frutos. Os vinhateiros, porém, lançando mão dos servos, espancaram um, mataram outro e a outro apedrejaram-no. Tornou ele a mandar outros servos, em maior número que os primeiros, e eles trataram-nos do mesmo modo. Por fim mandou-lhes o seu próprio filho, pensando: ‘Irão respeitar o meu filho’. Mas os vinhateiros, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro; vamos matá-lo e ficaremos com a sua herança’. Agarraram-no, levaram- no para fora da vinha e mataram-no. Quando vier o dono da vinha, que fará àqueles vinhateiros?» Os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo responderam-Lhe: «Mandará matar sem piedade esses malvados e arrendará a vinha a outros vinhateiros que lhe entreguem os frutos a seu tempo». Disse-lhes Jesus: «Nunca lestes na Escritura: ‘A pedra rejeitada pelos construtores tornou-se a pedra angular; tudo isto veio do Senhor e é admirável aos nossos olhos’?»


A Quaresma é tempo para se escolher, de novo, o caminho que leva à comunhão com Deus em Cristo no Espírito Santo. Desde o principio do caminho quaresmal o Senhor convida-nos a caminhar diariamente para Jesus Cristo que deu a vida por nós, para nos salvar. Este é o tempo para cada um identificar as suas cruzes, tomá-las e entregá-las na oração.
Neste contexto esta leitura fala-nos diretamente ao coração pois revela muitas das nossas fraquezas: ganância; ambição desmedida; riqueza. Não estaremos nós muitas vezes mais preocupado com o que temos em vez do que somos?
No nosso dia a dia somos tantas vezes tentados pelo materialismo, mas Jesus traz uma proposta de vida diferente: a de viver fruto do amor. Para Jesus somos o que vivemos e não o que temos.
‘A pedra rejeitada pelos construtores tornou-se a pedra angular; tudo isto veio do Senhor e é admirável aos nossos olhos’
Para entender bem essa expressão precisamos ver como eram construídas as casas antigamente, no Oriente Médio. Não existia cimento e os edifícios eram feitos de pedra. A “Pedra Angular” era a primeira pedra utilizada na construção de um edifício. Nela se apoiava toda a construção; dela dependia tudo o que vinha em seguida. Por isso a escolha dessa pedra era fundamental.
Onde assentas toda a tua vida? Quem/ O que é a tua pedra angular?


Obrigado Senhor pelo convite a voltar a erguer a minha vida a partir de ti. Ajuda-me Senhor a voltares a ser a pedra angular.

Os comentários estão encerrados.