A promessa de Deus

Senhor, que bom poder estar na Tua presença… Este é um dia mais conTigo e isso faz toda a diferença. Quero poder começar o meu dia sempre a partir de Ti para que Tu também possas, através de mim, chegar aos outros. Olhas para a minha vida não como mais uma, mas como aquela onde Tu queres estar e fazer-Te presente.


A primeira leitura do dia de hoje é Genesis 12, 1-4:
Naqueles dias, o Senhor disse a Abraão: «Deixa a tua terra, a tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que Eu te indicar. Farei de ti uma grande nação e te abençoarei; engrandecerei o teu nome e serás uma bênção. Abençoarei a quem te abençoar, amaldiçoarei a quem te amaldiçoar; por ti serão abençoadas todas as nações da terra». Abraão partiu, como o Senhor lhe tinha ordenado.


Senhor, esta Palavra mostra a Tua aliança, esta Palavra evidencia a Tua fidelidade ao Teu povo. És o Deus no qual “confiaram os nossos pais” e jamais saíram como fracassados.
Hoje percebo que a Tua promessa não passa por uma passividade. O primeiro que insistes com Abrão é: “Deixa a tua terra, a tua família e a casa do teu pai e vai para a terra que eu te indicar”.
Abraão é quem olha Deus e sua proposta com olhos de esperança, com olhos de futuro.
Senhor em que é que tens vindo a insistir comigo?
Será que estou aberta à Tua proposta? Ou ás vezes parece que olho para o Teu convite mais como um sacrifício do que como um caminho ao lado de Jesus que me traz sempre mais do que imagino?
Abraão é chamado a viver um novo começo, e comigo acontece tantas vezes o mesmo. Uma promessa como esta transporta-nos para uma existência cheia de caminhos e possibilidades.
Ajuda-nos a olhar para o futuro sempre conscientes da relação e comunhão que isso implica aqui e agora, com escolhas concretas.
Ainda que, por convenção, a esperança nos fale de futuro, a Palavra fala de um hoje vivido lado a lado conTigo. Quando Deus, que não se cansa, entra em relação com o povo, vem, trazendo consigo promessa de algo maior – “Abençoar-te-ei, diz Deus a Abraão. E por ti serão abençoadas todas as nações da terra”.
A esperança não nos colocará num outro estado, manter-nos-á aqui mais conscientes que nunca e abrir-nos-á o coração fazendo com que bata sincronizado com o coração de Deus no mundo.


Hoje em dia que é tão fácil viver em desesperança, é tão fácil ser inundada por centenas de notícias negativas, obrigada Senhor porque o que Tu me falas é de Esperança. Continuas a afirmar que a Tua proposta constrói, vence, vale a pena e não é uma mais no meio do mundo.
Jesus, deixa-me descobrir a Tua causa e acompanha-me dia-a-dia a levá-la até ao fim.

Os comentários estão encerrados.