“A salvação não vem de vós: é dom de Deus”

Senhor, estou aqui e escuto-Te. Sei que a minha vida só tem pleno sentido se for obediente e fiel, se procurar em cada dia estar Contigo, como ponto de partida para viver o Bem a que sou chamada.


Hoje a leitura que nos mostra o teu caminho de salvação é a carta de S. Paulo aos Efésios 2,1-10.
Irmãos: Vós estáveis mortos pelas faltas e pecados em que vivestes outrora, segundo o modo de ser deste mundo e obedecendo ao príncipe do mal que impera nos ares, esse espírito que atua nos homens rebeldes. Todos nós, que também éramos como eles, vivíamos antigamente submetidos aos desejos da nossa carne, satisfazendo os caprichos dos instintos e da imaginação e sendo por natureza filhos da ira, como os outros. Mas Deus, que é rico em misericórdia, pela grande caridade com que nos amou, a nós, que estávamos mortos por causa dos nossos pecados, restituiu-nos à vida com Cristo – é pela graça que fostes salvos – e com Ele nos ressuscitou e com Ele nos fez sentar nos Céus. Assim quis mostrar aos séculos futuros a abundante riqueza da sua graça e da sua bondade para connosco, em Jesus Cristo. De facto, é pela graça que fostes salvos, por meio da fé. A salvação não vem de vós: é dom de Deus. Não se deve às obras: ninguém se pode gloriar. Na verdade, nós somos obra de Deus, criados em Jesus Cristo, em vista das boas obras que Deus de antemão preparou, como caminho que devemos seguir.


S. Paulo fala-nos do que nos salva – a graça de Deus.

Ao escrever aos Efésios que antes de conhecerem Jesus eram “homens rebeldes” e tinham uma vida limitada, segundo “o modo de ser deste mundo”, também nos recorda que connosco se passa o mesmo.

Mas Deus, que é “rico em misericórdia” e nos ama, não podia deixar-nos desamparados e deu-nos Jesus, como graça salvadora. Jesus veio do Pai ao mundo, viver a nossa vida para nos ensinar que Deus é Amor e nos mostrar o caminho a seguir para ir do mundo ao Pai, para viver esta vida de acordo com o sonho de Deus.
Jesus desceu para nos elevar, para nos fazer “sentar nos céus”. É Jesus quem nos restitui à verdadeira vida: a vida em Deus. Ele desceu para nos dizer que somos obra de Deus, que somos criados para ser como Jesus. Ele desceu para que nós pudéssemos subir nas asas da graça e ser o melhor de nós mesmos.

E sem Jesus não há salvação. Porque, na verdade, ninguém se pode salvar a si mesmo, nem mesmo pelas boas obras.

É só a graça de Deus que nos salva. Acredito nisto?

Procuro viver correspondendo à graça com que fui abençoada desde toda a eternidade, abrindo o coração a Deus incondicionalmente? E abrindo o coração aos outros, numa relação de irmãos em Jesus?


Senhor Jesus, peço a graça de saber sempre seguir-Te, a Ti que és o Caminho para o Pai. Ensina-me a ser obediente e a viver no Amor para com todos os irmãos, como tu nos pediste. Obrigada porque estás sempre em mim e me chamas sem perder a esperança de que responderei.

Os comentários estão encerrados.