«A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos»

Olá, Senhor! Neste dia que é feriado nacional por recordarmos a implantação da República no nosso país, rezo pela nossa nação. Rezo por um país que acaba de ter eleições autárquicas, rezo por aqueles que votámos e pelos que foram eleitos para que sirvam com generosidade e com boa intenção. Rezo para que todos possamos procurar e comprometermo-nos com o bem dos outros.


E hoje és Tu, Jesus, que votas em mim e mo dizes em Lc 10, 1-12:
Naquele tempo, designou o Senhor setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. E dizia-lhes: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Ide: Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem alforge nem sandálias, nem vos demoreis a saudar alguém pelo caminho. Quando entrardes nalguma casa, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa’. E se lá houver gente de paz, a vossa paz repousará sobre eles; senão, ficará convosco. Ficai nessa casa, comei e bebei do que tiverem, que o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Quando entrardes nalguma cidade e vos receberem, comei do que vos servirem, curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘Está perto de vós o reino de Deus’.


Parece-me, Senhor, que esta leitura tem muito que ver com política. Não só com a política dos políticos e dos partidos mas com a consciência de que todos somos chamados a velar e a preocuparmo-nos com o bem das nossas cidades e dos nossos concidadãos.
Tu enviaste os teus discípulos dois a dois às cidades e lugares onde Tu havias de ir. Não será que é isso que me dizes hoje? Que me envias com outros à cidade, àqueles lugares onde vou para ser a tua presença, para anunciar quem Tu és, para que as pessoas possam esperar por ti?
Será que me vivo com essa consciência de que cada dia e em cada situação eu sou a tua enviada? Que vou em teu nome? Que sou a tua representante?
Pois é, Tu dizes que: « A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara.»
A seara, o canto do mundo onde estou precisa realmente de muitos trabalhadores! Será que podes contar comigo?
Hoje peço-te que mandes trabalhadores para a tua seara e que me envies a mim, com todos os desafios que isso supõe!


Senhor da seara, conta comigo como uma das tuas colaboradoras e amigas, como alguém que quer ser a tua enviada no meio das situações que vive! Por isso rezo por mim e por todos, para que possamos ser o teu coração e a tua presença na cidade.

Os comentários estão encerrados.