A Tua palavra é farol para os meus passos

«A tua palavra é farol para os meus passos e luz para os meus caminhos. Jurei e vou cumprir: hei-de guardar os teus justos decretos. SENHOR, sinto-me angustiado; dá-me a vida, segundo a tua promessa. SENHOR, aceita os louvores da minha boca e dá-me a conhecer os teus decretos. A minha vida está continuamente em perigo, mas não me esqueço da tua lei. Os pecadores armaram-me ciladas, mas nunca me afastei dos teus preceitos. As tuas ordens são a minha herança para sempre, porque elas alegram o meu coração. O meu coração decidiu cumprir as tuas leis; seja essa para sempre a minha recompensa..»
Salmo 19, versículos 108 a 112

Pai, há momentos em que a vida não corre bem. Seja por doença, nossa ou de alguém que nos é querido, por problemas no emprego ou por um conjunto de circunstância que, por mais ou menos tempo, se impõem e nos tiram o ar. Nestes momentos fico “desasado” e um pouco bara-lhado, andando há procura do camião que me passou por cima e fazendo uma série de pergun-tas. Porquê agora? Porquê a mim? Porquê assim?

As respostas que tens tido para mim não são muitas. A primeira é a vida de Jesus. Jesus não teve uma vida etérea, passada no paraíso, no meio de anjos. Teve uma vida bem concreta e real, cheia de dor e de sofrimento. Jesus não foi imune a esse sofrimento, tendo-o vivido na pele mas tendo também sabido viver TODA a vida, também a que existe para além do sofrimento. Soube usufruir da companhia dos amigos, de saber que, com a sua vida, estava dando espe-rança a muito, e soube, também, usufruir muito da companhia do seu Abba (Deus paizinho), que lhe dava, permanentemente, muito amor, horizonte de vida, e a confiança de que o amor é mais forte do que tudo.

A outra, que é baseada na Palavra e na minha história de vida, é de que se apostar sempre no amor, sei que terei combatido o bom combate e de que a minha vida será cheia e feliz, apesar dos momentos maus.

A experiência do salmista é muito a minha: Tu dás-me a vida, viver o Teu amor alegra o meu coração, a recompensa que mais quero na vida é viver o Teu amor.

Boa oração

 

 

 

 

Os comentários estão encerrados.