A fé é um modo de já possuir o que ainda se espera.

“Irmãos, a fé é um modo de já possuir o que ainda se espera, a convicção acerca de realidades que não se vêem. Foi a fé que valeu aos antepassados um bom testemunho. Foi pela fé que compreendemos que o universo foi organizado por uma palavra de Deus. Assim, as coisas visíveis provêm daquilo que não se vê. Foi pela fé que Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor que o de Caim; e por causa dela, ele foi declarado justo, pois Deus aprovou a sua oferta. Graças a ela, mesmo depois de morto, Abel ainda fala! Foi pela fé que Henoc foi arrebatado, para não ver a morte; e não mais foi encontrado, porque Deus o arrebatou. Antes de ser arrebatado, porém, recebeu o testemunho de que foi agradável a Deus. Ora, sem a fé é impossível ser-lhe agradável, pois aquele que se aproxima de Deus deve crer que ele existe e que recompensa os que o procuram. Foi pela fé que Noé, avisado divinamente daquilo que ainda não se via, levou a sério o oráculo e construiu uma arca para salvar a sua família. Pela fé, ele se separou do mundo, tornando-se herdeiro da justiça que se obtém pela fé.”
Leitura da Carta aos Hebreus.
Esta é a primeira leitura do dia de hoje e já nos bastaria para muitos dias…
Vivemos numa época em que é tão fácil acreditar no que não se vê, pois quase todos usamos telemóveis, internet, ouvimos rádio, vemos televisão, temos luz… Um sem fim de tecnologias que não são visíveis aos nossos olhos e no entanto não duvidamos da capacidade de chegar a nossa voz e /ou imagem a outro canto do mundo!
Por outro lado são vários os momentos em que nos questionamos “ Se Deus existe como é isto possível!?” Deus está em tudo, mas a nossa atenção nem sempre está focada para reconhecer a Sua presença e vontade.
Estas palavras de S. Paulo convidam-nos a fazer memória da nossa história, olhar para a grande história da humanidade e ao mesmo tempo para a pequena história da nossa vida e procurar reconhecer a presença de Deus, aquela possibilidade inesperada, aquela palavra atenta de alguém, uma força interior, um braço que ajudou, …
Viver uma vida de fé, é viver na constante companhia de Deus e em diálogo com Ele.
“A oração é feita de atenção. É a orientação para Deus de toda a atenção de que a alma é capaz. Da qualidade da atenção depende em muito a qualidade da oração.”
Simone Weil
Onde está a minha atenção? Segue à velocidade da imagem ou é capaz de se focar no essencial?

Os comentários estão encerrados.