“Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as escrituras”

“Naquele tempo, os discípulos de Emaús contaram o que tinha acontecido no caminho e como tinham reconhecido Jesus ao partir do pão. Enquanto diziam isto, Jesus apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Espantados e cheios de medo, julgavam ver um espírito. Disse-lhes Jesus: «Porque estais perturbados e porque se levantam esses pensamentos nos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo; tocai-Me e vede: um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que Eu tenho». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E como eles, na sua alegria e admiração, não queriam ainda acreditar, perguntou-lhes: «Tendes aí alguma coisa para comer?». Deram-Lhe uma posta de peixe assado, que Ele tomou e começou a comer diante deles. Depois disse-lhes: «Foram estas as palavras que vos dirigi, quando ainda estava convosco: ‘Tem de se cumprir tudo o que está escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos’». Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras e disse-lhes: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia, e que havia de ser pregado em seu nome o arrependimento e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas de todas estas coisas»”.
Lc 24, 35 – 48


Este Evangelho é a segunda parte do episódio com os discípulos de Emaús na qual estes se juntam aos restantes discípulos escondidos em Jerusalém e lhes contam o que sucedeu no seu encontro com Jesus.
Ao rezar esta leitura questiono-me porque terá Jesus sentido que era importante apresentar-se junto do grupo dos discípulos mas sobretudo porque terá decidido falar-lhes da forma como o fez.
Tendo o processo que levou à sua morte sido muito rápido, certamente que um grande receio e muitas dúvidas habitavam o coração dos seus amigos, especialmente depois de terem tomado conhecimento do desaparecimento do corpo que se encontrava no sepulcro.
Jesus é muito concreto e procura de uma forma direta esclarecer todas as dúvidas e receios e não hesita novamente em voltar a explicar que tudo se cumpriu tal como estava escrito nas escrituras.
E esta utilização recorrente das escrituras pela parte de Jesus para explicar, para contextualizar e para fundamentar interpelou-me no sentido de recordar que a Palavra de Deus tem mesmo este carácter operativo. Ela abre o nosso entendimento para a realidade como abriu o dos discípulos.
Já não temos Jesus para no-la explicar como o fez nestes versículos mas temos o paráclito que é o Espírito Santo que intercede por nós.
Quando leio e rezo a palavra de Deus tenho presente que, à semelhança dos discípulos, ela tem o poder de me abrir a um novo entendimento sobre as circunstâncias que vivo? Tenho consciência que ela traz consigo um poder “clarificador” que me ultrapassa pois não se trata só do “meu entendimento”?

Os comentários estão encerrados.