“Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.”

Muito bom dia, Jesus. Obrigada por estares sempre presente na minha vida. Tu sabes bem quando me sento e quando me levanto. Tu conheces-me. Ajuda-me nesta manhã a descobrir como olhas para mim, à luz da tua palavra.


E hoje marcas conversa no Evangelho de Lc 12,1-7
Entretanto, a multidão tinha-se reunido; eram milhares, a ponto de se pisarem uns aos outros. Jesus começou a dizer primeiramente aos seus discípulos: «Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Nada há encoberto que não venha a descobrir-se, nem oculto que não venha a conhecer-se. Porque tudo quanto tiverdes dito nas trevas há-de ouvir-se em plena luz, e o que tiverdes dito ao ouvido, em lugares retirados, será proclamado sobre os terraços.
Digo-vos a vós, meus amigos: Não temais os que matam o corpo e, depois, nada mais podem fazer. Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem o poder de lançar na Geena. Sim, Eu vo-lo digo, a esse é que deveis temer.
Não se vendem cinco pássaros por duas pequeninas moedas? Contudo, nenhum deles passa despercebido diante de Deus. Mais ainda, até os cabelos da vossa cabeça estão contados. Não temais: valeis mais do que muitos pássaros.


Jesus, diante das adversidades, onde apoio a minha confiança? Será que cedo à hipocrisia? Ou mantenho-me apoiada em ti?

Tu sabes como é difícil manter-me firme e confiante perante as contrariedades da vida. As contrariedades tiram-me o sono, a paz, a alegria que há dentro de mim.

Tens razão quando me advertes: “Acautelai-vos do fermento”… Percebo que me estás a falar da transcendência tão grande que tem a minha vida. Apercebo-me que posso ser fermento mau ou fermento bom do teu Reino, mas que também posso ser instrumento de outros valores que magoam e destroem. Por isso, preciso aprender a cuidar do que de melhor trago em mim, para que este possa transbordar para fora.

Que fermento há em mim? Ajo em função da tua vontade ou daquilo que os outros dizem e pensam sobre mim? Ajuda-me a ser consciente da tua presença em mim e a descobrir que as escolhas do dia-a-dia não podem ser feitas de improviso.

Hoje precisamente dizes-me que a minha vida recebe e pode ser um bom fermento de vida, de paz e de confiança para muitos. Explicas-me que também posso ser palavra e luz que ilumine aquilo que não é correto, aquilo que ainda não é vida e verdade.

Sou fermento, mas os outros também são fermento para mim. Quantas vezes perco a confiança em mim e deixo de acreditar no que posso fazer pelos outros? Quantas vezes não dou valor a tudo o que já operaste em mim, através da oração e da ajuda dos outros e da comunidade?

Tu cuidas de mim de uma maneira pessoal e através da minha comunidade de fé. Ajuda-me Senhor a saber que posso guardar e tomar conta da tua presença, do teu amor em mim e nos meus irmãos.


Obrigada, Senhor pelo teu cuidado redobrado nos momentos mais difíceis, pela certeza de que estás presente e és esse fermento de paz na minha vida. Senhor, faz da minha fragilidade fermento de amor e de serviço para os meus irmãos.

Os comentários estão encerrados.