“Acendeu-lhe nos corações a Sua própria luz”

Bom dia Senhor,
A leitura do Antigo Testamento de hoje relembra-nos que nos criaste e que entre tantas coisas acendeste a Tua própria luz em nós. Ajuda-me a (re)encontrar esta luz, a deixá-la prevalecer no meu discernimento e nas decisões que tenho que tomar. Serena o meu coração para ouvir o que me queres dizer neste sábado de Carnaval:


Hoje falas-me pelo livro de Ben Sirá (Sir 17, 1-13)
“O Senhor criou o homem da terra e à terra o faz voltar novamente. Concedeu-lhe dias contados e tempo medido e deu-lhe poder sobre tudo o que há na terra. Revestiu-o com a Sua própria força e criou-o à Sua imagem. Fê-lo temível por todos os seres vivos, para que ele domine sobre os animais e as aves. Deu aos homens discernimento, língua, olhos e ouvidos, e mente para pensar. Dotou-os de razão e inteligência e deu-lhes a conhecer o bem e o mal. Acendeu-lhes nos corações a Sua própria luz e manifestou-lhes a grandeza das Suas obras, para que louvem o Seu santo nome e O glorifiquem pelas Suas maravilhas, proclamando a magnificência das Suas obras. Concedeu-lhes o dom do entendimento e deu-lhes como herança a lei da vida. Estabeleceu com eles uma aliança eterna e revelou-lhes a justiça dos Seus mandamentos. Os olhos dos homens viram a grandeza da Sua glória e os ouvidos ouviram a majestade da Sua voz. E disse-lhes: «Guardai-vos de toda a injustiça» e a cada um impôs deveres para com o seu próximo. Os caminhos dos homens estão sempre diante do Senhor e não podem esconder-se aos Seus olhos.”


Fui criada por Ti, deste-me o dom da vida. Criaste-me livre, com o poder de escolher tudo o que quero, sem me obrigares a nada, mesmo tendo sido Tu o meu criador. Ao mesmo tempo dás-me a Tua força, que é a mais poderosa na minha vida. Criaste-me inteligente, com capacidade de pensar, discernir, escolher. Sou dona da minha vida, e tenho nas minhas mãos o poder de fazer dela o que quiser. Além de tudo isto, `acendeste no meu coracão a Tua própria luz’, tenho a Tua marca dentro de mim. Na verdade, criaste-me à Tua imagem. Apercebo-me desta ligação profunda que Deus tem comigo?
Com tudo isto, já experimentei tantas vez que quando apago a Sua luz dentro de mim, a vida torna-se rotineira, é vivida ao sabor das emoções e sentimentos, tornado-se volátil, e deixando de fazer sentido. Quando confio apenas na minha razão, no meu pensamento, é isto que acaba por acontecer.
Quantas vezes calo e desprezo a voz do Senhor e convenço-me que os meus raciocínios estão no bom caminho?
O Senhor conhece-nos por dentro, conhece todo o nosso caminho, podemos estar a pô-lo de parte na nossa vida, mas Ele não desiste e confia que eu não desisto também de procurar esta luz que dá paz ao meu coração.


Senhor, ajuda-me a ter-Te presente cada vez mais no meu dia a dia, ajuda-me a fazer silêncio interior, a partilhar a minha vida Contigo, e a nunca deixar de Te procurar mesmo quando me convenço que estou bem sem Ti.

Os comentários estão encerrados.