Acreditar na Palavra.

Passados aqueles dois dias, Jesus partiu dali para a Galileia. Ele mesmo tinha declarado que um profeta não é estimado na sua própria terra. No entanto, quando chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, por terem visto o que fizera em Jerusalém durante a festa; pois eles também tinham ido à festa. Veio, pois, novamente a Caná da Galileia, onde tinha convertido a água em vinho. Ora havia em Cafarnaúm um funcionário real que tinha o filho doente. Quando ouviu dizer que Jesus vinha da Judeia para a Galileia, foi ter com Ele e pediu-lhe que descesse até lá para lhe curar o filho, que estava a morrer. Então Jesus disse-lhe: «Se não virdes sinais extraordinários e prodígios, não acreditais.» Respondeu-lhe o funcionário real: «Senhor, desce até lá, antes que o meu filho morra.» Disse-lhe Jesus: «Vai, que o teu filho está salvo.» O homem acreditou nas palavras que Jesus lhe disse e pôs-se a caminho. Enquanto ia descendo, os criados vieram ao seu encontro, dizendo: «O teu filho está salvo.» Perguntou-lhes, então, a que horas ele se tinha sentido melhor. Responderam: «A febre deixou-o há pouco, depois do meio-dia.»  O pai viu, então, que tinha sido exactamente àquela hora que Jesus lhe dissera: «O teu filho está salvo». E acreditou ele e todos os da sua casa. Jesus realizou este segundo sinal miraculoso ao ir da Judeia para a Galileia.
 Jo 4, 43-54
 
 
Queridos irmãos, o Evangelista S. João hoje mostra-nos que a Palavra de Jesus é o sinal extraordinário. Quem acolhe a Palavra e acredita nela, vê rasgarem-se horizontes inesperados, experimenta milagres. 
Jesus pediu ao funcionário real a fé na sua palavra: «Vai, que o teu filho está vivo». O homem acreditou e o seu filho ficou curado. Acreditou na palavra de Jesus. Acreditou e partiu, obediente e confiante. E alcançou a vida para o seu filho. O homem aflito teve a força de crer na palavra de Jesus, que nada fez de especial, apenas falou. Não insistiu para que Jesus mudasse os seus planos e fizesse o que lhe pedia. Acreditou e partiu confiando na verdade da palavra de Jesus.
Queridos amigos, quantas vezes, também nós, nos vemos na situação de ter que acreditar na Palavra, sem vermos ou antes de vermos qualquer sinal. Rezamos, somos iluminados, mas tudo parece permanecer imutável! É o momento de progredirmos na fé, que não é simples verificação, mas acreditar na palavra e n ‘Aquele que a pronuncia. Se soubermos caminhar na fé, mesmo na noite escura do sofrimento e da provação, a Palavra será como uma lâmpada para os nossos passos. E, quando o Senhor quiser, encontraremos a confirmação luminosa do seu poder que faz maravilhas.
 
Obrigado, Senhor, pela tua Palavra. Que ela seja sempre a luz dos nossos passos, a garantia da nossa esperança, a motivação suprema da nossa confiança e da nossa entrega sem reservas ao teu serviço e ao serviço dos irmãos.
 

Os comentários estão encerrados.