Adveno

“Em si, a palavra “advento” significa “vinda”. Para os cristãos, esta “vinda” refere-se à chegada d’Aquele que lhes traz a salvação, a libertação, a esperança: Jesus Cristo, o Deus que veio ao nosso encontro com uma proposta de vida plena e eterna.

No entanto, a palavra “advento” começou a designar, no contexto litúrgico, um tempo de preparação, durante o qual os crentes são convidados a preparar o seu coração para acolher o Senhor que vem. Mas a sua “vinda” só se tornará efectiva e só terá um real impacto no mundo e na vida dos homens, se O soubermos acolher. É preciso que Ele continue a nascer, a encontrar todos os dias lugar no nosso coração, a ser acolhido e a ter impacto na nossa vida.

O “advento” é precisamente o tempo em que somos convidados a equacionar esta realidade, a preparar o nosso coração e a nossa vida para reconhecer e acolher o Senhor que vem.

Que significa, exactamente, prepararmo-nos para acolher o Senhor que vem? Significa “convertermo-nos”.

É a transformação profunda da nossa vida, dos nossos valores, das nossas prioridades, de forma a que Deus ocupe, na nossa existência, o lugar que merece. Só eliminando esses pequenos interesses egoístas que ocupam, tantas vezes, o centro da nossa existência, só saindo desse comodismo que nos aliena, só mudando os nossos esquemas de vida centrados em nós próprios, só percebendo o que é que é secundário e o que é importante, teremos espaço e disponibilidade para acolher a proposta renovadora, libertadora e salvadora que Deus nos faz, continuamente, em Jesus.”

Joaquim Manuel Garrido Mendes, scj

Os comentários estão encerrados.