Afastar-me para olhar a floresta e não só a árvore

Cheguei, Pai.
Havia tanto para fazer mas hoje e agora quero estar aqui.
Tantas distracções, tanto chamariz vão que me atrai como um íman… Às vezes até me irrito comigo própria por ser tão fraca! É que custa parar e dar-Te tempo! Se fosses um amigo do facebook seria mais fácil ☺.
Ainda por cima a oração nem sempre responde às perguntas que trago…
Mas bom, qual foi o dia ou momento em que, dando-Te tempo, saí defraudada?


A Tua Palavra chega hoje através da leitura de S. Marcos:
Naquele tempo, Jesus retirou-Se com os Seus discípulos a caminho do mar e acompanhou-O uma numerosa multidão que tinha vindo da Galileia. Também da Judeia e de Jerusalém, da Idumeia e da Transjordânia e dos arredores de Tiro e de Sidónia, veio ter com Jesus uma grande multidão, por ouvir contar tudo o que Ele fazia. Disse então aos Seus discípulos que Lhe preparassem uma barca, para que a multidão não O apertasse. Como tinha curado muita gente, todos os que sofriam de algum padecimento corriam para Ele, a fim de Lhe tocarem. Os espíritos impuros, quando viam Jesus, caíam a Seus pés e gritavam: «Tu és o Filho de Deus». Ele, porém, proibia-lhes severamente que o dessem a conhecer.
Mc 3,7-12


Imagino-me no meio desta multidão. Os apertos, os gemidos, os gritos pelo Teu nome, Jesus, as mãos no ar a chamar-Te. Porque Te afastaste Jesus? Tanta gente ali, a precisar de Ti, e logo nessa altura Te afastas?
Diz a leitura: “para que a multidão não Te apertasse”. Sim, percebo. O meu coração diz-me porque Te afastaste. Porque é importante distanciar… para poder ajudar o irmão, e até a nós próprios. Ajudo melhor se assim for. Demasiado envolvida não ajudo. Não tenho sequer perspetiva abrangente pois estou muito próxima e centrada em detalhes que por vezes são insuficientes e confundem.
A ideia de afastar para olhar a floresta e não só a árvore é uma boa ideia. Olhar o mesmo sob um ângulo diferente liberta-nos e fortalece-nos com outra visão, mais completa e quem sabe mais acertada.
O que me dizes hoje, Jesus, é que faz sentido olhar a situação de diferentes perspectivas e não ficar centrada na mais imediata ou na mais fácil.


Jesus, que possamos ter a Tua coragem, o Teu olhar e a Tua perspectiva sobre tudo o que nos rodeia, começando por nós próprios. Que não seja o comodismo ou o medo a moldar-nos, fixando-nos num ponto cujo ângulo de visão é redutor e pouco capacitante. Que possamos ver para além disso e nos apercebamos de passos, elementos e pequenas transformações na Vida que são a diferença que Tu valorizas e nos convidas a valorizar também.

Os comentários estão encerrados.