«Ai de mim se não anunciar o Evangelho!»

Espírito Santo, Tu que puxas por mim diariamente para estar atenta a nas minhas circunstâncias quotidianas, encontrar oportunidades de evangelizar… ajuda-me a não manter o meu olhar no chão quando caminho ao lado dos meus irmãos.


Leitura da Primeira Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios:
Irmãos: Anunciar o Evangelho não é para mim um título de glória, é uma obrigação que me foi imposta. Ai de mim se não anunciar o Evangelho! Se o fizesse por minha iniciativa, teria direito a recompensa. Mas, como não o faço por minha iniciativa, desempenho apenas um cargo que me está confiado. Em que consiste, então, a minha recompensa? Em anunciar gratuitamente o Evangelho, sem fazer valer os direitos que o Evangelho me confere. Livre como sou em relação a todos, de todos me fiz escravo, para ganhar o maior número possível. Com os fracos tornei-me fraco, a fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, a fim de ganhar alguns a todo o custo. E tudo faço por causa do Evangelho, para me tornar participante dos seus bens.


Há dias em que o cansaço do meu quotidiano me esgota tanto que pouco resta para me concentrar nas várias dinâmicas de que sou feita… entre ser mãe, esposa, afazeres da casa, trabalho, dar atenção a família e amigos próximos… desleixo-me também nas minhas funções de filha de Deus, irmão de Jesus, apóstola da sua palavra por ordem do Espírito Santo… Espírito que tantas vezes me inspira e nem sempre estou pronta a seguir seus passos… Porque me falham as forças para me fazer tudo para todos? Para anunciar gratuitamente este amor que me preenche tanto diariamente? Este nosso Pai nos dá esta liberdade de sermos como somos, com os nossos defeitos, com as nossas virtudes, com as nossas capacidades limitadas… Envia-nos o seu Espírito para nos fortalecer, ir mais além das nossas limitações… Como sou mais porque o tenho! Por isso hoje, irmão, junta-te a mim a procurar tornar-me fraca com os fracos e rica com os ricos para chegar a todos e tornar-me participante dos bens do Evangelho.


Pai, obrigada por me teres escolhido para amar… para seres meu Pai… e também por me enviares o teu Espírito e me tornares cavaleira do teu reino… Evangelizadora… Que eu esteja à altura de te escutar e que os meus olhos se ergam para melhor ver à minha volta as oportunidades para ser criativa na missão que me propões.

Os comentários estão encerrados.