Ajuda-me a perceber-Te na realidade

Olá Senhor, estamos em plena Primavera, a Páscoa está aqui com toda a sua determinação e eu não quero esquecer a força da tua Ressurreição, não quero esquecer que celebrar a tua vida mais forte que as minhas mortes é o mais importante da nossa fé neste mundo tão cheio de noticias de morte.


E hoje vens ter comigo em Atos 5, 34-42
Naqueles dias, levantou-se um homem no Sinédrio, um fariseu chamado Gamaliel, doutor da Lei venerado por todo o povo, e mandou sair os Apóstolos por uns momentos. Depois disse: «Israelitas, tende cuidado com o que ides fazer a estes homens. Há tempos, apareceu Teudas, que dizia ser alguém, e seguiram-no cerca de quatrocentos homens. Ele foi liquidado e todos os seus partidários foram destroçados e reduzidos a nada. Depois dele, nos dias do recenseamento, apareceu Judas, o Galileu, que arrastou o povo atrás de si. Também ele pereceu e todos os seus partidários foram dispersos. Agora vou dar-vos um conselho: Não vos metais com estes homens: deixai-os. Porque se esta iniciativa, ou esta obra, vem dos homens, acabará por si mesma. Mas se vem de Deus, não podereis destuí-la e correis o risco de lutar contra Deus». Eles aceitaram o seu conselho. Chamaram de novo os Apóstolos à sua presença e, depois de os terem mandado açoitar, proibiram-nos falar no nome de Jesus e soltaram-nos. Os Apóstolos saíram da presença do Sinédrio cheios de alegria, por terem merecido serem ultrajados por causa do nome de Jesus. E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e anunciar a boa nova de que Jesus era o Messias.


Realmente, Senhor, tu falas claro por linhas tão tortas e por pessoas tão inesperadas. Quantas vezes andamos à procura do que tu nos queres dizer e não sabemos encontrar? Esta leitura fala-nos de ler-te e escutar-te nos sinais da vida.
Gamaliel era um judeu, doutor da lei conhecido naquele tempo. No entanto, interpreta os teus sinais. Observa o que acontece, pondera e fala.
Muitas vezes queremos descobrir a tua vontade mas não passamos tempo suficiente a contemplar, a olhar, a perceber o mundo e as pessoas à nossa volta e queremos saltar logo para respostas, estratégias e conclusões.
Convidas-me a olhar à minha volta sem pressas e deixar que a realidade entre pelos poros sem querer controlá-la nem fazê-la ao meu jeito. Porque o que vem de ti, Senhor, dura e permanece. Mas o que vem só de mim ou dos outros termina.
Por isso, vou parar e contemplar sem pressas e deixar-me abraçar pelo que é e não só pelo que eu queria que fosse. Porque é na realidade das coisas que tu sais ao meu encontro, mesmo que isso signifique ser “ultrajada por tua causa como os apóstolos”.


Senhor, ajuda-me a olhar o mundo e as situações de frente e perceber a realidade assim como ela é e não só como eu queria que ela fosse. E aí dá-me a coragem para seguir o teu caminho ainda que isso suponha sofrimento ou perseguição.

Os comentários estão encerrados.