“Alegrai-vos!”

Como são belas as leituras deste Terceiro Domingo do Advento, também chamado Domingo Gaudet ou Domingo da Alegria! Até a cor dos paramentos pode ser o rosa em vez do roxo.
Senhor Jesus, ajuda-nos a escutar com atenção as palavras de João Baptista, o Precursor, que anuncia a tua vinda e sabe colocar-se no seu lugar.


Escutemos a Palavra de anúncio no Evangelho de S. João, capítulo 1, versículos 6 a 8 e 19 a 28:
Apareceu um homem enviado por Deus, chamado João. Veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. Foi este o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram, de Jerusalém, sacerdotes e levitas, para lhe perguntarem: “Quem és tu?”. Ele confessou a verdade e não negou; ele confessou: “Eu não sou o Messias”. Eles perguntaram-lhe: “Então, quem és tu? És Elias?”. “Não sou”, respondeu ele. “És o Profeta?”. Ele respondeu: “Não”. Disseram-lhe então: “Quem és tu? Para podermos dar uma resposta àqueles que nos enviaram, que dizes de ti mesmo?”. Ele declarou: “Eu sou a voz do que clama no deserto: ‘Endireitai o caminho do Senhor’, como disse o profeta Isaías”. Entre os enviados havia fariseus que lhe perguntaram: “Então, porque baptizas, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?”. João respondeu-lhes: “Eu baptizo na água, mas no meio de vós está Alguém que não conheceis: Aquele que vem depois de mim, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias”. Tudo isto se passou em Betânia, além do Jordão, onde João estava a baptizar.»


João foi enviado por Deus “para dar testemunho da luz”, para anunciar a vinda de Jesus, o Messias, como fora profetizado. E João foi completamente fiel à sua Missão, deu testemunho, explicando que era apenas “a voz do que clama no deserto: ‘Endireitai o caminho do Senhor’”. Por isso preparou a vinda de Jesus, anunciando em grande humildade que Alguém viria depois dele, a quem não era digno de desatar a correia das sandálias. Como me sinto tocada por esta imagem tão clara! João compreendeu exactamente a Missão que Deus lhe destinara e cumpriu-a. Também eu procuro, na oração e diálogo com Deus, compreender o que Ele me vai pedindo? E depois sou fiel ao que vou percebendo no íntimo do meu coração?
Que lugar dou na minha vida à alegria de saber que Jesus Cristo veio a este mundo por Amor e que é uma felicidade celebrarmos cada Natal?


Senhor Jesus, como te agradeço por teres vindo ao nosso mundo viver uma vida de entrega em Amor, desde a manjedoura de Belém até à Cruz! Queria ser capaz de te seguir, na medida em que me pedires. Ajuda-me, Senhor, a ser fiel e a ser capaz de dia a dia amar mais e melhor. Ajuda-me também a preparar-me para viver verdadeiramente contigo o Natal, que já vem próximo.

Os comentários estão encerrados.