Alegrai-vos

Bom dia Senhor. Obrigado por mais um dia e por mais uma vez ter a oportunidade de viver como amado que sou! E é neste ser amado, que quero agir, ser protagonista e construir este dia…


O Evangelho de hoje passa por Lc 15,1-10.
Naquele tempo, os publicanos e os pecadores aproximavam-se todos de Jesus, para O ouvirem. Mas os fariseus e os escribas murmuravam entre si, dizendo: «Este homem acolhe os pecadores e come com eles». Jesus disse-lhes então a seguinte parábola: «Quem de vós, que possua cem ovelhas e tenha perdido uma delas, não deixa as outras noventa e nove no deserto, para ir à procura da que anda perdida, até a encontrar? Quando a encontra, põe-na alegremente aos ombros e, ao chegar a casa, chama os amigos e vizinhos e diz-lhes: ‘Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida’. Eu vos digo: Assim haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se arrependa, do que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento.
Ou então, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e tendo perdido uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e procura cuidadosamente a moeda, até a encontrar? Quando a encontra, chama as amigas e vizinhas e diz-lhes: ‘Alegrai-vos comigo, porque encontrei a dracma perdida’. Eu vos digo: Assim haverá alegria entre os Anjos de Deus por um só pecador que se arrependa».


O texto começa por falar de uns que se aproximavam de Jesus, enquanto outros não.

E eu, onde me situo, neste momento? É que todos os dias podemos escolher aproximar-nos de Jesus…

E para que me aproximo de Ti, Jesus? É para escutar a voz de quem me diz sou amado, ou será por outras razões?

A preocupação, distração e afazeres, podem impedir-nos, como aos fariseus, de ouvir a voz de Jesus. Só que Este, apercebendo-se de que os fariseus murmuravam a seu respeito, conta duas parábolas.

Estas parábolas, terminam ambas com “Alegrai-vos, porque…”.
Esta é a alegria que Deus quer celebrar comigo quando me encontra, mas também aquela que me pede para ser capaz de viver e transmitir a outros.

O Papa Francisco apela também a que não deixemos que nos roubem a alegria, o que é ainda mais interpelador em alturas difíceis em que tudo convoca ao pessimismo e ao desânimo. A alegria é sinónimo de ânimo, de vontade de viver, de encontrar um sentido para a vida, de boa disposição, de riso, de gargalhadas…

Encontro na relação com Jesus, na família, no trabalho, no meu dia-a-dia motivos de alegria? Identifico os frutos que origina?
E dou a conhecer esta alegria a outros?


Um dos frutos de viver segundo o Espírito Santo é a alegria. Peço-te pois Senhor, durante o dia de hoje, a consciência de escolher viver com alegria as situações que surgirem…

Os comentários estão encerrados.