“Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem.”

Bom dia Jesus! Hoje quero agradecer-te a vida, este novo dia e a minha identidade mais profunda.
Que bom é, Jesus, fazer parte da tua família e poder olhar a pessoa que se encontra à minha frente como meu irmão ou irmã. Isto quer dizer que somos filhos do mesmo Pai e que Tu és o nosso Irmão, aquele em quem o Pai se diz, aquele que o Pai convida a ser.


Hoje Senhor, falas-nos através de Mt 5, 43-48:
Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. *Fazendo assim, tornar-vos-eis filhos do vosso Pai que está no Céu, pois Ele faz com que o Sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores. Porque, se amais os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem já isso os cobradores de impostos? E, se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos? Portanto, sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste.


Jesus, hoje vens dizer-nos como sermos filhos do nosso Pai e falas-nos no que devemos fazer: “Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem.”
Que grande é o amor de que nos falas para que seja prática na nossa vida.
O que nos vens dizer é para amarmos como Tu, como Tu nos amas.
Senhor, não fazes distinção porque amas todos. Não só os que estão mais perto de ti, mas todos.
Realmente se não fosse assim o que seria de nós?
E apesar de sermos assim tão amados ainda nos custa amar os nossos inimigos. Parece até que nos falas ao nível do impossível. Sim, porque não somos capazes. Só contigo o seremos, pela experiência da tua misericórdia, da tua permanência nos nossos limites, obstáculos e pecado. Assim, percebemos o que é amar de verdade e contigo podemos dizer que tudo é possível.
Amar o inimigo e orar por ele é o que fizeste e fazes por nós. Deste-te e continuas a dar-te até ao limite e ainda rezas por nós.
Convidas-nos a amar os nossos inimigos e orai pelos que nos perseguem e pedes-nos «sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste.»
Tu acreditas em nós e, se o quisermos, Tu vais fazer este caminho connosco com com-paixão. Poderemos assim, revelar a nossa humanidade no encontro desse teu Amor que nos envolve, nos alimenta e nos dá a Vida.


Hoje, Jesus, ensina-me a olhar o outro e a aceitá-lo tal como é. A vê-lo onde ele ainda não está. A deixar-me iluminar pelo teu Espírito e a acolher o teu amor para que possa renascer com o mesmo olhar misericordioso com que sou olhada.
Senhor, que possamos amar o desconhecido, o inimigo, o perseguidor em vez de julgar e condenar; orar por ele, para que acolha o teu amor sem limites e a tua misericórdia. Assim, todo o círculo da violência e do mal pode ser destruído e cada um de nós poderá viver com o coração mais humanizado, um coração de filho e adentrar-se na vida do Pai.
Hoje, coloco nas tuas mãos Senhor este dia, para que possas fazer em nós.

Os comentários estão encerrados.