Amai-vos uns aos outros!

“Meus filhos, já não vou estar convosco por muito tempo. Deixo-vos agora um mandamento novo: amem-se uns aos outros. Assim como eu vos amei, é preciso que vocês se amem também uns aos outros. Nisto toda a gente reconhecerá que vocês são meus discípulos: se tiverem amor uns aos outros.” 
Jo 14,33a,34-35
 
1) Amai-vos – o que significa amar? Temos todos um entendimento tao diferente desta palavra… provavelmente quando Jesus se referiu a ela não foi com o significado de amor fisico, paixao. 
Talvez signifique cuidar. Preocupar-se. Alegrar-se com. Acompanhar. Ouvir e respeitar. 
Como é que Jesus ama? E como é que eu amo? Olho para as minhas relacoes e para a forma como amo. Será que amo centrada em mim? Será que paro para ouvir e sentir o outro ou ando em tal correria que o único outro que trago ca dentro sou eu? 
O que e que me impede de amar como Jesus ama? Insegurança, medos, demasiada importancia a mim propria e pouca importancia aos outros? 
Paro para pedir a Jesus que me ensine a amar…
2) Uns aos outros – Quem e o meu outro nesta fase da minha vida? Dou nomes. Sera que corro o risco do meu outro ser alguem distante, e não identificar os que me são mais proximos como o outro a quem Jesus me convidou a amar? 
Olho o outro como uma continuacao de mim nesta qualidade de filhos de Deus e de todos trazermos um pedaco de Deus dentro de nos? Ou, pelo contrario, vejo o outro como um ser menor, não tao merecedor como eu, ou como um ser concorrente, ou simplesmente como outro que não eu?
Peco a Jesus que purifique as dimensoes do meu Eu e que me ajude a crescer na capacidade de admirar e amar o outro. Que o meu coracao esteja atento a presenca de Jesus no outro para melhor o amar…

Os comentários estão encerrados.