Amanhã?

«Senhor, se o vosso povo precisa de mim, não vou fugir do trabalho. Seja feita a vossa vontade.» Senhor, hoje quero fazer minha esta oração atribuída a São Martinho nos seus últimos anos de vida. Para este dia quero pedir-Te um olhar mais atento e responder-Te com a prontidão que este Santo inspira.


A leitura do Evangelho é Jo 14, 23-29
Como sucedeu nos dias de Noé, assim sucederá também nos dias do Filho do Homem: comiam, bebiam, os homens casavam-se e as mulheres eram dadas em casamento, até ao dia em que Noé entrou na Arca e veio o dilúvio, que os fez perecer a todos. O mesmo sucedeu nos dias de Lot: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam, construíam; mas, no dia em que Lot saiu de Sodoma, Deus fez cair do céu uma chuva de fogo e enxofre, que os matou a todos. Assim será no dia em que o Filho do Homem se revelar. Nesse dia, quem estiver no terraço e tiver as suas coisas em casa não desça para as tirar; e, do mesmo modo, quem estiver no campo não volte atrás. Lembrai-vos da mulher de Lot. Quem procurar salvar a vida, há-de perdê-la; e quem a perder, há-de conservá-la. Digo-vos que, nessa noite, estarão dois numa cama: um será tomado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão juntas a moer: uma será tomada e a outra será deixada. Dois homens estarão no campo: um será tomado e o outro será deixado.» Tomando a palavra, os discípulos disseram-lhe: «Senhor, onde sucederá isso?» Respondeu-lhes: «Onde estiver o corpo, lá se juntarão também os abutres.»


Amanhã parece sempre um dia melhor para viver a sério o que Jesus nos pede. Assim como as dietas, os ginásios, um trabalho mais chato ou tantas outras coisas que sabemos que nos fariam tão bem, também as propostas de Jesus ficam muitas vezes para amanhã.

O amanhã tem imensas vantagens: não nos perturba hoje, não nos confronta nem desinstala, não nos impede de viver o que nos apetece agora, vai custar na mesma, mas… é amanhã.

Com a leitura de hoje, Jesus diz-nos claramente que há coisas que não podem ficar para esse futuro mais leve e incerto que acontece no dia seguinte, mas que são para serem vividas a cada momento, a começar já!

Para viver habitado, na presença de Deus e na relação com Ele, o amanhã é uma perda. Para amar, o amanhã pode não chegar. Para perdoar, pode tardar. Para viver bem, um disparate.

Hoje, Jesus convida-nos a anteciparmo-nos. A investirmos nesta intimidade com Ele que ultimamente nos faz tropeçar nos outros e na construção do nosso futuro. Pede-nos para estarmos vigilantes, para tomarmos a consciência deste povo que precisa de nós, como São Martinho, e a agir.

Na minha vida, o que ando a deixar para amanhã? Hoje é o dia.


Obrigado Senhor pelas tantas vezes que esperas por mim, pela Tua paciência e pela alegria com que me recebes sempre. Obrigado pela urgência que deixas em mim e por deixares o meu coração inquieto. Quero pedir-te força para a minha vontade. Obrigado também a ti, Mãe, pelas tuas palavras «Fazei o que Ele vos disser!».

Os comentários estão encerrados.