«Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração»

Jesus, obrigada pelo teu convite a vir e a descansar em ti. Neste dia em que celebramos o teu Sagrado Coração, peço-te que o contemplar-te faça o meu coração mais semelhante ao teu.


O teu convite hoje vem pelo Evangelho de Mateus 11,25-30:
Naquele tempo, Jesus exclamou: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, Eu Te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Tudo Me foi dado por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve».


Jesus, o que há no teu coração aberto, grande e amplo? Nele encontro uma gratidão enorme e essa atitude tão característica tua de dizer bem do Pai e dos pequeninos que o acolhem quando te acolhem a ti.
Quando convidas todos os que andam cansados, quem é que não se identifica e não se sente incluído nas tuas palavras?
Mas também me perguntas: “o que é que na realidade te cansa? Não serão certas ideias preconcebidas que te provocam malestar? Como por exemplo: a ideia de que tens de ser amada e aprovada por toda a gente, principalmente as pessoas mais significativas? Ou talvez a ideia de que para ser valiosa tens de ser competente? Ou então a ideia de que tem de haver uma solução para tudo?”
Viver perseguido por tais pensamentos como estes é cansativo, desgasta-nos e oprime-nos, mas Tu Senhor prometes ser alívio e hoje queres levar-nos a descansar no teu coração onde só podemos encontrar Amor. Amor que é acolhimento do que é pequeno e frágil, Amor que se dá a quem se reconhece incompleto… Amor que é mansidão, aceitação, compreensão, gratuidade…
Viver respondendo a esse amor torna-se um descanso, o jugo é suave e a carga é leve… pois sabemos bem que é a ti a quem temos de agradar, que para ti somos valiosos e que não somos nós a fonte do Amor, mas és Tu.


Purifica Senhor a minha mente e o meu coração para que possa viver centrada em ti e no Amor que nos tens. Ajuda-me a morrer para a minha forma de pensar e a viver para ti. Que hoje te possa bendizer por aquilo que já me deste a conhecer de ti e do teu amor.

Os comentários estão encerrados.