Aprender a louvar a Deus

Pai, inclino-me diante de ti, esperando que as palavras que vou escutar toquem e transformem a minha oração, os meus pensamentos e os meus gestos no sentido de ser capaz de cumprir o sonho de fraternidade que tens para a minha vida.


Hoje a Palavra conforta-nos no Salmo 103:
O Senhor é clemente e compassivo,
paciente e cheio de bondade.
Bendiz, ó minha alma, o Senhor
e todo o meu ser bendiga o seu nome santo.
Bendiz, ó minha alma, o Senhor
e não esqueças nenhum dos seus benefícios.
Ele perdoa todos os teus pecados
e cura as tuas enfermidades.
Salva da morte a tua vida
e coroa-te de graça e misericórdia.
Não está sempre a repreender,
nem guarda ressentimento.
Não nos tratou segundo os nossos pecados,
nem nos castigou segundo as nossas culpas.
Como a distância da terra aos céus,
assim é grande a sua misericórdia
para os que O temem.
Como o Oriente dista do Ocidente,
assim Ele afasta de nós os nossos pecados.


Pai, este salmo que o Rei David te cantou enche-nos o coração de serenidade e confiança! Fala-nos de um Senhor “clemente e compassivo, paciente e cheio de bondade”, que é o teu modo de ser Pai de todos nós. Sei-o, em teoria, mas consigo relacionar-me contigo na oração desta forma amorosa e próxima? O que me falta? Que barreiras tenho de ultrapassar para ser capaz de ficar simplesmente na tua presença e saboreá-la, com abertura de coração e confiança? O salmo guia-nos e ajuda-nos a confiar: assegura-nos que Tu perdoas, curas, salvas e és cheio de misericórdia. O que mais precisamos para não ter medo de ir ao teu encontro? Para confiarmos que nos perdoas sempre? O que precisamos para deixar que a oração nos transforme?
O salmo tem ainda palavras de louvor a ti, Pai: “Bendiz, ó minha alma, o Senhor”. Costumo louvar-te e agradecer-te por tantas maravilhas que colocas no meu caminho todos os dias? Cada um de nós é agraciado com dons preciosos! Recordêmo-los agora. Sabemos acolhê-los, agradecê-los e depois, por nossa vez, partilharmos com os irmãos aquilo que recebemos?


Pai, quero aprender a louvar-te cada vez mais, a tornar o louvor e o agradecimento parte da minha oração diária. Quero aprender a acolher-te e a tornar-me acolhedora, deixando que a oração me transforme em dom para os irmãos, como o teu Filho Jesus Cristo nos veio ensinar.

Os comentários estão encerrados.