«Aquele que vem do alto está acima de todos»

Olá Senhor, obrigado por mais este momento de oração e comunhão contigo, que me possa ajudar a discernir e a refletir o caminho percorrido. Onde estou? Para onde vou? Como vou?


E hoje encontras-me no caminho através de João 3, 31-36
Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Aquele que vem do alto está acima de todos; quem é da terra, à terra pertence e da terra fala. Aquele que vem do Céu dá testemunho do que viu e ouviu; mas ninguém recebe o seu testemunho. Quem recebe o seu testemunho confirma que Deus é verdadeiro. De facto, Aquele que Deus enviou diz palavras de Deus, porque Deus dá o Espírito sem medida. O Pai ama o Filho e entregou tudo nas suas mãos. Quem acredita no Filho tem a vida eterna. Quem se recusa a acreditar no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele».


Esta leitura é um grande desafio, Jesus, já que não falas uma linguagem acessível. Vamos lá ver se consigo perceber o que acabei de ouvir…
“Aquele que vem do alto está acima de todos”. Logicamente esta frase está correta, mas que queres dizer com isto? Intuo que nos dizes que Tu, Jesus, és aquele que vens de Deus, vens do alto e não tens simplesmente uma sabedoria nem palavras da terra.
Tu vens do Céu e falas connosco, tu vens de Deus e quer-nos contar quem Ele é, como Ele ama, o que Ele sonha e deseja para cada um de nós. Realmente que loucura. Acreditar em ti, Jesus, é acreditar que Tu nos falas de Deus em primeira mão, sem mentiras, sem filtros… porque tens o Deus te dá o Espírito sem medida.
Será que te dou essa autoridade na minha vida? Será que deixo que sejas Tu a dizer-me quem é Deus ou prefiro as minhas ideias sobre Ele?
Tu fazes um apelo a acolher a receber e a acreditar neste Deus, que também nos dá o Seu Espírito Santo. Será que acolho esse desafio?
Acolher as tuas palavras, o Teu testemunho, Jesus, é abrir-se realmente à fé. E abrir-se à fé, é receber a vida que tu nos dás, uma vida que dentro de nós se transforma em força para amar, para ser neste mundo mais como tu.
Por isso, Jesus, ajuda-me a dar testemunho e a saborear mais as tuas Palavras e o Teu Amor.
Esta leitura pode parecer muito distante, mas no fundo aquilo que está a dizer é: Deixas-me realmente ser Deus na tua vida? Deixas que as minhas palavras sejam mais fortes que muitas outras palavras que te habitam? Fazes espaço para mim para que eu seja cada dia mais importante nas tuas decisões? Procuras aceitar o Meu testemunho sobre Deus, sobre o que é viver bem? Ou fazes uma forma de ser cristão à tua medida?


Jesus, que como Nicodemos saiamos ao teu encontro e possamos confiar, mudar de opinião, crescer e deixar que Tu sejas cada vez mais Deus nas nossas vidas.

Os comentários estão encerrados.