As atitudes do discipulado.

Chamando a si a multidão, juntamente com os discípulos, disse-lhes: «Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Na verdade, quem quiser salvar a sua vida, há-de perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, há-de salvá-la. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida? Ou que pode o homem dar em troca da sua vida? Pois quem se envergonhar de mim e das minhas palavras entre esta geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.» Disse-lhes também: «Em verdade vos digo que alguns dos aqui presentes não experimentarão a morte sem terem visto o Reino de Deus chegar em todo o seu poder.»
Mc 8, 34.9, 1  
 
Queridos irmãos, S. Marcos convida-nos a meditar sobre o discipulado de Cristo. Segundo ele o discipulado comporta três atitudes radicais: 
A 1ª atitude é a renúncia de si mesmo. É preciso abrir mão dos projectos pessoais e submetê-los às exigências do Reino. Romper com o próprio egoísmo, que faz o indivíduo girar em torno de si mesmo, e colocar o próximo e suas carências no centro das nossas preocupações. Deixar de lado os preconceitos e formas de pensar que não estão de acordo com o projecto do Reino. Positivamente falando, a renúncia do discípulo supõe aceitar a liberdade própria do Reino de Deus que nos dá um horizonte infinito de possibilidades de amar e fazer o bem.
A 2ª atitude consiste em tomar a nossa cruz. Ou seja, ser capaz de enfrentar as consequências da opção que fizemos, sem se intimidar ou deixar arrefecer o entusiasmo inicial. A cruz do discípulo é a cruz do testemunho verdadeiro da fé que às vezes acarreta consigo consequências graves. É também a cruz do desprezo, rejeição, zombaria e exclusão, por causa da fidelidade ao Reino e pela coragem de não pactuar com as solicitações do mal. 
A 3ª atitude está no discípulo aceitar o convite de Jesus “ siga-me”. E fazer do caminho de Jesus o nosso próprio caminho e do projecto de Jesus o nosso próprio projecto. “Quem perde a própria vida por causa de mim e do Evangelho, salvá-la-á.”
 

Os comentários estão encerrados.