«As minhas ovelhas escutam a minha voz»

Pai, que tempos ando a viver? Conturbados? Pacíficos? Peço-te que me ajudes a encontrar a tua Paz.
Hoje celebra-se o Dia da Europa, por isso, peço-te também por todos os cidadãos europeus e pela liberdade, segurança e respeito que esta União Europeia foi capaz de conquistar entre os povos que a constituem. No meio de um mundo de guerras, quero ser capaz de agradecer a segurança com que vivo, com que saio de casa todos os dias. Nem imagino o que será sair de casa com um constante medo de não voltar. E essa é a realidade de muitas pessoas. Por isso, peço-te também que lhes leves a tua Paz.


E a tua Paz é trazida hoje através do teu amigo João, no seu Evangelho (Jo 10, 22-30):
Naquele tempo, celebrava-se em Jerusalém a festa da Dedicação do templo. Era inverno e Jesus passeava no templo, sob o Pórtico de Salomão. Então os judeus rodearam-n’O e disseram: «Até quando nos vais trazer em suspenso? Se és o Messias, diz- nos claramente». Jesus respondeu-lhes: «Já vo-lo disse, mas não acreditais. As obras que Eu faço em nome de meu Pai dão testemunho de Mim. Mas vós não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas escutam a minha voz: Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me. Eu dou-lhes a vida eterna e nunca hão-de perecer, ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que Mas deu, é maior do que todos e ninguém pode arrebatar nada da mão do Pai. Eu e o Pai somos um só».


Senhor, hoje falas-me da minha capacidade de te seguir e de acreditar em ti, e chamas-me a seguir-te para depois poder acreditar.
É incrível como contigo a ordem se inverte sempre: chamas-me primeiro a seguir e depois a acreditar?
De facto, tenho muitas vezes sentido que viver contigo e fazer crescer uma relação contigo me têm levado a acreditar. Aliás, é por me relacionar contigo que te vou conhecendo, que vou confiando e que tu me vais conhecendo também. É sentindo o teu Amor dia após dia e seguindo os teus desafios, que me fazem acreditar. É esta experiência pessoal de relação, que me faz escolher-te.
A verdade é que é impossível amar aquilo que não conhecemos, por isso, eu não te escolheria se não te conhecesse.
Tenho escolhido seguir Jesus no meu dia-a-dia?
Em que situação concreta do dia de hoje ou ontem posso identificar a presença de Deus?
Jesus, tens-me sentido próximo(a) de ti?


Jesus, hoje agradeço apenas que tenhas descido à Terra para que nós acreditássemos no Pai. Quero agradecer-te que tenhas morrido e ressuscitado por nós.
Peço-te pela minha capacidade de acreditar em ti, pela Fé da Europa e, em especial, pela Fé de todos aqueles que hoje rezam este Pera Aí, para que quando acabarem de o rezar, sejam capazes de te escolher a ti no seu dia-a-dia.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amén.

Os comentários estão encerrados.