As Tuas palavras, Senhor, mudam a vida de quem as escuta

Bom dia Senhor, quero agradecer-Te este dia que agora começa. E agradecer a gratuidade de tanta
gente que pelo seu testemunho me faz procurar e acreditar que vale a pena viver a vida por Ti. É que
o absurdo e o sofrimento não quebram a nossa dignidade quando a nossa força vem de Ti.


Hoje a primeira leitura é Gen 18, 1-10a:
“Naqueles dias, o Senhor apareceu a Abraão junto do Carvalho de Mambré. Abraão estava sentado à entrada da sua tenda, no maior calor do dia. Ergueu os olhos e viu três homens de pé diante dele. Logo que os viu, deixou a entrada da tenda e correu ao seu encontro; prostrou-se por terra e disse: «Meu Senhor, se agradei aos vossos olhos, não passeis adiante sem parar em casa do vosso servo. Mandarei vir água, para que possais lavar os pés e descansar debaixo desta árvore. Vou buscar um bocado de pão, para restaurardes as forças antes de continuardes o vosso caminho, pois não foi em vão que passastes diante da casa do vosso servo». Eles responderam: «Faz como disseste». Abraão apressou-se a ir à tenda onde estava Sara e disse-lhe: «Toma depressa três medidas de flor da farinha, amassa-a e coze uns pães no borralho»… Trouxe manteiga e leite e o vitelo já pronto e colocou-o diante deles; e, enquanto comiam, ficou de pé junto deles debaixo da árvore. Depois eles disseram-lhe: «Onde está Sara, tua esposa?». Abraão respondeu: «Está ali na tenda».E um deles disse: «Passarei novamente pela tua casa daqui a um ano, e então Sara, tua esposa, terá um filho». Sara escutava por detrás dele, à entrada da tenda.”


Senhor, é tão gratificante imaginar esta cena pois ela permite-nos perceber primeiramente o bom que é Abraão que corre ao Teu encontro. Ilustra que a forma como saímos ao encontro dos outros diz muito sobre a esperança que nos alimenta e influencia o modo como os outros captam as nossas intenções. Conseguimos ter esta atitude de Abraão que “sai e corre ao encontro” nas nossas relações pessoais quotidianas? O que ganhariam elas com essa mudança? Peço-te Senhor que me dês o entusiasmo acolhedor de Abraão.
Num outro plano, a Tua resposta, Senhor, a Abraão mostra-me que Tu tens palavras que mudam as vidas de quem te escuta. Sabias as contingências da vida de Abraão e por isso falaste-lhe no impensável, ele escutou-Te e isso mudou-lhe radicalmente a vida. Senhor, Tu também conheces as minhas circunstâncias e contingências. Por isso faz-me acreditar que o que me vais dizendo na oração, naquilo que retenho do testemunho dos meus irmãos na fé tem o poder de mudar radicalmente a vida, ainda que não o logremos alcançar. Ajuda-me a acreditar que quando Te deixo entrar e Te acolho na minha casa, na minha vida Tu és capaz de a transformar desde dentro desde a raiz, isto é, radicalmente.


Senhor, obrigado pelas Tuas palavras que mudam vidas como as de Abraão e Sara e faz-nos maiores
na fé para acreditarmos que o mesmo vai acontecendo connosco.

Os comentários estão encerrados.