«Aspirai às coisas do alto»

Jesus, meu Deus e Senhor, Tu és meu Deus e eu sou teu. Que a Palavra que vou escutar seja bálsamo para o meu dia e também para ti, meu Amigo…


A Palavra de hoje está em Col 3, 1-11:
Irmãos: Se ressuscitastes com Cristo, aspirai às coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas do alto e não às da terra. Porque vós morrestes e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a vossa vida, Se manifestar, também vós vos manifestareis com Ele na glória. Portanto, fazei morrer o que em vós é terreno: imoralidade, impureza, paixões, maus desejos e avareza, que é uma idolatria. … afastai de vós tudo o que é cólera, irritação, malícia, insulto, linguagem torpe. Não mintais uns aos outros, vós que vos despojastes do homem velho com as suas acções e vos revestistes do homem novo, que, para alcançar a verdadeira ciência, se vai renovando à imagem do seu Criador. Aí não há grego ou judeu, circunciso ou incircunciso, bárbaro ou cita, escravo ou livre; o que há é Cristo, que é tudo e está em todos.

Rezamos também com o Evangelho de São Lucas 6, 20-26:
Naquele tempo, Jesus, erguendo os olhos para os discípulos, disse: «Bem-aventurados vós, os pobres, porque é vosso o reino de Deus. Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir. Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, quando vos rejeitarem e insultarem e proscreverem o vosso nome como infame, por causa do Filho do homem. Alegrai-vos e exultai nesse dia, porque é grande no Céu a vossa recompensa. Era assim que os seus antepassados tratavam os profetas. Mas ai de vós, os ricos, porque já recebestes a vossa consolação! Ai de vós, que agora estais saciados, porque haveis de ter fome! Ai de vós, que rides agora, porque haveis de entristecer-vos e chorar! Ai de vós, quando todos os homens vos elogiarem! Era assim que os seus antepassados tratavam os falsos profetas».


Há exigências que o Evangelho expressa e que efectivamente são só para os Cristão, são exigências para quem ressuscitou com Cristo. Reparem como começa a primeira leitura de hoje:”.SE ressuscitastes em Cristo…” e ressuscitar é algo que não acontece de um momento ao outro mas que se vai dando, vai acontecendo dia após dia.
Se ressuscitastes, então afeiçoai-vos às coisas do alto. Ressuscitar segundo esta leitura é sinónimo de afeiçoar-se às coisas do alto”. Que palavra tão bela: AFEIÇOAR, sinónimo de ASPIRAR, ADEQUAR, CONFIGURAR, APEGAR, SIMPATIZAR, MOLDAR…
A pergunta que me faz a Tua Palavra é se ressuscitei? Ou se vou ressuscitando? Ou seja, se me quero ir afeiçoando, ou se já me vou afeiçoando, aspirando, adequando, configurando, apegando, simpatizando, moldando às coisas do alto?
No dia de ontem por exemplo: Aspirei em algum momento às coisas do alto? Aspirei que as coisas fossem diferentes, mas diferentes segundo Deus? – Sim Jesus, se bem recordo. Suspiro muitas vezes durante o dia desejando que as coisas sejam diferentes, às vezes por impaciência, ou porque a mentira, cólera, irritação, malícias, insultos, linguagem torpe são difíceis quando são contra mim…mas não suspiro sempre pela afeição ao Teu reino… Penso que todos suspiramos muito durante o dia…Ajuda-me a dar esse salto por dentro de SUSPIRAR a ASPIRAR às coisas do alto, a que os meus desejos de mudança se centrem não na minha impaciência mas por afeição a uma maneira de ser e de fazer segundo Deus, segundo o Senhor… Aspirar a viver segundo esse Homem Novo!
No Evangelho de hoje dás-nos a síntese prática do que é viver segundo o Homem Novo que ASPIRA. Esses são chamados de Bem-aventurados, de felizes, e dás-nos como uma cábula, atalhos para essa felicidade…sempre que quiser recomeçar, convidas-me a praticar uma acção de bem-aventurado: rir, chorar, ter fome, ficar saciado… A prática efectiva do que rezo é a maneira de abrir as minhas portas à vida de ressuscitado. Lembra a porta do supermercado que apenas me aproximo se abre para mim…são as acções que me levaram a ressuscitar, Afeiçoar e poder responder no fim deste dia à questão: Ressuscitaste hoje mais um pouco? Estás mais afeiçoado às minhas coisas ou ficas-te só nas tuas?


Jesus, que as minhas ASPIRAÇÕES de uma vida segundo a tua me levem a exercitar na vida acções concretas que me façam entrar, participar na tua vida e ressuscitar um pouco mais no dia de hoje.…Sei Jesus que só o desejar, aspirar, não é suficiente. Dá-me criatividade, coragem e a tua graça para ser feliz, ou seja, Bem-aventurado! É o que mais ASPIRO na vida, Jesus…

Os comentários estão encerrados.