Bem aventurados… Felizes sereis…

«Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu.
Felizes os que choram, porque serão consolados.
Felizes os mansos, porque possuirão a terra.
Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.
Felizes os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu.
Felizes sereis, quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por Minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu; pois também assim perseguiram os profetas que vos precederam.»

Mt 5, 3-12


No sermão da montanha, Jesus deixou o “testamento do cristão”. Prometeu a felicidade, se nos deixássemos insultar e perseguir e se, mentindo, disserem toda a espécie de calúnias sobre nós, por Sua causa!
Aparentemente, trata-se de remar contra a corrente! Mas ser cristão, é mesmo isso: remar contra a corrente! Basta pensarmos nas atitudes de Jesus, tão contrárias à mentalidade e à cultura do Seu tempo.
As minorias religiosas, têm enfrentado nos últimos anos, muitos conflitos e destruição. Quando penso nos cristãos da Síria ou da Nigéria, não tenho dúvidas de que estão a viver em pleno as bem-aventuranças, e de que lhes está reservada a verdadeira felicidade. Não uma felicidade passageira, proveniente da satisfação de prazeres, mas a felicidade de não renegar o seu Deus e de serem fiéis até ao fim, mesmo sendo perseguidos e mortos!
Vítimas de perseguição, da destruição de casas, igrejas, cidades, objectos de culto jamais recuperáveis, retirada de cruzes dos locais de culto e até, de execução de reféns, suportam tudo com fé heróica que nos dá grandes lições a nós, que apesar de todas as dificuldades de que nos queixamos, acabamos por ter ainda liberdade e paz!
No entanto, é importante estarmos atentos à subtil “infiltração” dos contra-valores que se vão espalhando. O Mayor de Londres, é actualmente, um muçulmano. A equipa de futebol do Real Madrid, aceitou retirar do seu escudo uma pequena cruz sobre a coroa, em favor de um patrocinador muçulmano, o Banco Nacional de Abu Dhabi. Mas aqui, entre nós, são aprovadas leis contra-natura, como barrigas de aluguer, por exemplo. São formas subtis e quase silenciosas de perseguição e de abolição dos valores cristãos que regem a Europa há muitos séculos.
As bem-aventuranças que Cristo nos deixou, são a negação de ídolos como o poder, a riqueza, a violência, o prestígio ou a força e, pelo contrário, são a exaltação dos pobres, dos mansos, dos compassivos e dos construtores da paz.
“A bem-aventurança experimenta-se quando permitimos que a força da graça reconfigure a fragilidade da vida”.
Toda esta reflexão me tem feito sentir consciência da necessidade de fazermos muita oração por esta Europa que se está a deixar converter lenta e subtilmente ao anticristo! Em Fátima, a Virgem Maria advertiu-nos para estes “erros” que deveríamos combater com oração – a oração diária do terço!

Os comentários estão encerrados.